Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|A 'disputa' pelo lugar de Del Nero na Fifa

Aquilo que Marco Polo del Nero sempre negou será oficializado provavelmente até esta quinta-feira: ele perderá seu cargo no Comitê Executivo da Fifa. Sua saída será formalizada no Congresso da Conmebol, que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

O presidente da CBF será substituído porque desde que vários cartolas ligados à Fifa, entre eles José Maria Marin, foram presos na Suíça, em 27 de maio, foi envolvimento em corrupção, ele não sai mais do Brasil. Portanto, não representa a Conmebol, nem o futebol brasileiro, nas reuniões da Fifa.

PUBLICIDADE

A ausência selou o destino de Del Nero. Sua saída da Fifa está definida pelo menos desde setembro.Este blog, por exemplo, informou sobre a queda no dia 22 daquele mês (http://esportes.estadao.com.br/blogs/almir-leite/del-nero-forte-na-conmebol-fraco-na-fifa/).

 

A briga, agora, é para emplacar seu substituto. Del Nero continua forte na Conmebol - apesar de também não ter colocado mais os pés na sede da entidade, em Assunção.

O brasileiro trabalha firme para emplacar seu substituto. Entre os nomes que tenta emplacar estão Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense e que o representou na Fifa no dia seguinte à prisão de Marin e cia, inclusive participando de votação, e Fernando Sarney, que o tem substituído em todas as reuniões da Conmebol.

Falou-se também em Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista. Mas há quem garanta que Bastos não toparia, até por seu esforço de tomar distância e independência de Del Nero.

Publicidade

A força de Del Nero na entidade sul-americana, no momento, se dá mais pelas circunstâncias - presidentes das federações colombiana e chilena acabam de renunciar e também estão encalacrados com as maracutaias - e por sua amizade com o presidente Juan Angel Napout.

Assim, ele não deve perder seu cargo na Conmebol, como aliás o blog também já mostrou em 22 de setembro.Del Nero ainda é um problema menor para os cartolas sul-americanos do ponto de vista regional.

Mas na Fifa, já deu. Por isso, há quem queria, dentro da Conmebol, substitui-lo por cartola de outro país. O argumento é que se colocar alguém de seu grupo, Del Nero vai continuar dando as cartas. No entanto, as chances de essa ala obter sucesso, é bastante remota. E o Comitê Executivo da Fifa continuará a ter um brasileiro.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.