Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|A esta altura da pandemia, futebol deveria parar em São Paulo. E no Brasil

É injustificável que os campeonatos continuem 'normalmente' diante do agravamento da crise da covid; pior, só as desculpas esfarrapadas

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

São Paulo entrará na fase vermelha do plano estadual de combate ao novo coronavírus no próximo sábado, 6 de março.  Serão duas semanas, até dia 19. Durante esse período, só poderão funcionar serviços essenciais. E o futebol. Com aval do governo paulista.

Mesmo com as restrições, o Campeonato Paulista não será paralisado. Em nenhuma de suas divisões.

Futebol é serviço essencial? Não.

Um ser humano pode morrer se não tomar remédio, ou de fome. Mas não morrerá por não ter um joguinho de bola para assistir.

Estádios de São Paulo vão reabrir após quase um mês, e o futebol voltará à vida na fase mais crítica da pandemia Foto: Estadão

Ainda assim, teremos futebol durante a fase vermelha. Afinal, o show não pode parar. Principalmente quando há tantos interesses, sobretudo os financeiros, em jogo.

Publicidade

Futebol sem torcida, por exemplo, dá prejuízo. Mas não ter futebol causa prejuízo maior.

E não só para os clubes. Para federações, patrocinadores, investidores...

PUBLICIDADE

Assim, o futebol não para. Sob argumentos que passam muitas vezes longe do principal motivo.

Usa-se a desculpa que o futebol pode atrapalhar ainda mais  o calendário - como se antes da pandemia o futebol brasileiro tivesse um calendário decente.

Também se alega que o protocolo de prevenção criado (e aprovado pelo comitê governamental que cuida da covid, ressalte-se), com testagem frequente, isolamento de quem testa positivo e acompanhamento contínuo de todos os envolvidos com um jogo de futebol -  atletas e funcionários -, minimiza, quando não exclui, os riscos de contaminação.

Publicidade

Sem contar a desculpa de que um joguinho é um alento ao povo nestes tempos tão difíceis. Bem ao estilo pão e circo.

Ainda mais sem torcida nos estádios.

Esquece-se que jogadores e funcionários não ficam confinados permanentemente. Vão para suas casas, interagem com familiares. Sem contar os que levam "vida normal" fora do trabalho.

O bom senso indica parar com o futebol. Mas querer bom senso de quem tem o poder neste País, seja em que área for, é querer demais.

E vamos rolar a bola!

Publicidade

PS: Não é só São Paulo que deveria parar com o futebol, e sim todo o Brasil. E Independentemente da cor em que se encontrem os planos estaduais de combate ao covid.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.