PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Conmebol perdoa o racismo

Admito que não sei o que é pior: o ato racista do uruguaio Cristian González contra o brasileiro Elias ou o posicionamento de um alto dirigente da Conmebol, dando conta que, para a entidade, chamar alguém de "macaco'' não é racismo, pois não é compreendido assim em outros países da América do Sul.

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Admito também que não sei exatamente como os outros países da América do Sul tratam o racismo. Mas em alguns deles, como Equador, Colômbia e no próprio Uruguai, chamar um negro de mono (macaco em espanhol) no mínimo coloca em risco os dentes de quem proferiu tal ofensa.Foram brancos e negros desses países que me deram tal informação.

PUBLICIDADE

Mas o que me deixou estarrecido mesmo foi "Dom'' Francesco Britez, paraguaio, cartolão da Conmebol, ter dito a um funcionário do Corinthians, o responsável pelo segurança do clube, que, para a entidade, pode-se ofender alguém usando a palavra macaco que tudo bem.

Detalhe: Britez é secretário-geral da Conmebol, ou seja, é o Jérôme Valcke da América do Sul.

Deve ser por isso que jogadores que equipes sul-americanas continuam ofendendo outros. Não vai dar em nada mesmo. Vale lembrarque não muito tempo atrás o Real Garcilaso peruano foi punido apenas com uma multa de cerca de R$ 30 mil depois que seus torcedores ofenderam o então cruzeirense Tinga.

Como a indignação é grande desta vez, como aliás foi em outras vezes, talvez a Conmebol venha a tomar algum medida contra González. Desde que o juiz tenha citado o episódio na súmula. Mas isso só será visto na próxima semana, pois a casa paraguaia está fechada para os feriados de Páscoa.

Publicidade

Se isso acontecer, sou capaz de apostar que o zagueirão do Danubio não passará constrangimento maior do que uma advertência, talvez uma multinha ou, na pior das hipóteses, alguns joguinhos de suspensão.

Lamentável!

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.