As prefeituras negam até a morte, mas em ano eleitoral, gastar dinheiro público com festa ligada à Fifa pode custar caro.
Pode resultar em manifestações de rua.
Pior.
Pode custar votos, muitos votos.
Por isso, as cidades buscam alternativas.
Ou seja, quem pague a conta.
Recife não conseguiu até agora, e desistiu das fan fests.
Na verdade, não desistiu.
Está, sim, clamando para ver se encontra empresas que patrocinem o evento.
Faz bem.
Só escorrega ao alegar, como justificativa para tirar o cofre fora,que a Fifa está ajudando São Paulo e Rio a montar suas fan fests.
Não é assim.
No caso de São Paulo, a prefeitura fez um "chamamento público'' - convidou empresas interessadas em bancar as festas.
Em troca, a empresa escolhida - o que ganhe uma espécie de licitação - pode arranjar patrocinadores dos espaços.
Esses patrocinadores podem ser empresas ligadas à Fifa - patrocinadoras da entidade.
Concorrentes estão fora.
Também podem ser empresas de segmentos diferentes daquelasligadas à Fifa.
No caso de São Paulo, a 'vencedora' será divulgada nos próximos dias.
E vai começar a trabalhar.
Tá aí um bom exemplo da Recife seguir.