Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Fernando Diniz irritou os jogadores do São Paulo, mas o grupo está com ele

Episódio Tchê Tchê não será preponderante em eventual perda do título; erros do técnico e comportamento dos atletas, sim

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Fazer análise em cima do resultado é uma das situações mais fáceis no futebol. É engenharia de obra pronta. Ganhou, está tudo bem. Perdeu, está tudo mal. Quando a derrota acontece após algum atrito, então, aí é crise. O técnico perdeu o grupo, há problema de relacionamento entre os jogadores, o elenco está descontente com a diretoria, os atletas perderam o foco ...

É o que está acontecendo com o São Paulo. O time levou duas sapatadas seguidas e na primeira aconteceu a reação destemperada de Fernando Diniz com Tchê Tchê. O técnico passou, e muito, do ponto. Em seguida, o time perdeu dos reservas do Santos, numa partida em que voltou a jogar mal - embora tenha criado algumas chances e parado no bom goleiro João Paulo - e já há uma ala dizendo que Diniz perdeu o grupo por causa do episódio com Tchê Tchê e, em consequência, o São Paulo vai ver a taça escorrer pelas mãos.

Fernando Diniz, técnico do São Paulo Foto: Érico Leonan/São Paulo

PUBLICIDADE

Não é assim. Informação de bastidores apurada pelo blog dá conta que os jogadores ficaram na bronca com Diniz. "Ficaram p...'', disse textualmente a fonte. Revelou também que, apesar de todos estarem acostumados com o "jeito Diniz de ser", às vezes há quem se irrite com os pitis do treinador - e que isso já levou até jogador que dificilmente perde a calma a discutir com ele.

Mas Fernando Diniz não perdeu o controle. Sua atitude de pedir desculpa pelo excesso, a Tchê Tchê e ao grupo, foi bem recebida. E os jogadores gostam dele, por suas ideias sobre o futebol e também porque se preocupa com eles para além do campo e do vestiário, se interessa pelo bem-estar e pela evolução deles como profissionais e cidadãos.

O esculacho em Tchê Tchê - que espera-se, não seja repetido, pois aquilo é bem diferente de cobrança ou bronca - não será preponderante em uma eventual perda do título pelo São Paulo.

Publicidade

A taça vai escapar por culpa de Diniz se ele insistir em confundir convicção com teimosia e não arrumar um plano B para quando sua proposta preferida de jogo não estiver dando certo. Ou se os jogadores não assumirem responsabilidades dentro de campo nos momentos de dificuldade, se adotarem a soberba ou, ainda, se começarem a "tremer'' diante da possibilidade de serem campeões.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.