As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O Brasil já está na Copa da Rússia

Almir Leite

08 de outubro de 2015 | 08h46

Ao longo do tempo, quem acompanha futebol já viu algumas coisas que jamais pensou que iri ver. Na recente Copa América, por exemplo, este blogueiro ficou boquiaberto ao ver a seleção brasileira terminar o jogo com a Venezuela com quatro zagueiros em  campo e tomando sufoco.

Mas daí a considerar a hipótese de o Brasil não se classificar para a Copa do Mundo da Rússia…

O Brasil jamais ficou  de fora de um Mundial é desta vez não ficará. Por vários motivos.

É sempre bom lembrar que das 10 seleções que disputam as Eliminatórias Sul-Americanas, cinco se classificam (considerando-se que  vaga da repescagem é decidida com representante da Oceania, que não tem nenhuma equipe que presta).

Ou seja, há vaga para a metade dos participantes.

Além disso, mesmo aceitando o argumento de que todas as seleções do continente evoluíram, ainda há vários bobos no futebol sul-americano. Bolívia, Venezuela, Peru e Equador, por exemplo.

E o Paraguai também não é essas coisas. Na Copa América, a rigor não foi o Paraguai que venceu e sim o Brasil que perdeu uma partida em que nem pedrinhas jogou.

O Brasil, com todas as suas deficiências técnicas e táticas, e bem superior a este quinteto.

Sobram, e estas de fato vão dar trabalho, as seleções de Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai (esta envelhecida).  Pronto, é só fazer as contas para concluir que o Brasil está na Copa.

Claro, não vai ser tão fácil como no passado e até mesmo os bobos poderão dar trabalho quando jogarem em casa.

Mas nada que assuste apesar dos pessimistas e “hecatombistas” – viva Odorico Paraguaçu! – de plantão e daqueles que misturam alhos com bugalhos e querem ver a seleção se estrepar porque consideram que, assim, Marco Polo Del Nero e sua trupe se estreparão também.

O começo do Brasil nas Eliminatórias pode até vir a não ser essas coisas, pois uma derrota para o Chile – para quem a seleção não perde há 15 anos – não será algo do outro mundo.

Em seguida, porém, o adversário é a Venezuela…