PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Primeira Liga define grupos e tabela

Apesar das cascas de banana que colocam no seu caminho, como o novo calendário sul-americano e brasileiro, que poderia inviabilizar sua competição - o que deixaria a CBF feliz da vida - , e as saídas abruptas de Coritiba e Atlético-PR, a Primeira Liga segue em frente

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Nesta terça-feira, os dirigentes se reuniram, confirmaram o ingresso do Ceará e fizeram um esboço de tabela da competição para 2017. Serão 16 clubes divididos em quatro chaves. E, além do Ceará, há outros "novatos'' em relação ao torneio desde ano: Brasil (RS), Joinville, Londrina, Paraná e Chapecoense.

PUBLICIDADE

A Chape, aliás, foi tratada com especial, merecida e possível deferência. Recebeu ofertas de ajuda para se reestruturar e o benefício de fazer todos os jogos da primeira fase em casa.

Também se discutiu o prazo de realização da disputa, provavelmente entre 25 de janeiro e o final de outubro. Ou seja: a Conmebol e a CBF mudam seu calendário e a Primeira Liga, em vez de sentir-se asfixiada, faz adaptações.

Aliás, a Primeira Liga deu um recadinho sutil aos cartolas que querem vê-la no chão. Também sabe provocar: batizou o troféu a ser entregue ao campeão de 2017 de Delfim de Pádua Peixoto Filho, morto no acidente com o avião da Chape.

Marco Polo del Nero deve ter adorado...

Publicidade

EIS COMO DEVEM FICAR OS GRUPOS DA PRIMEIRA LIGA

GRUPO 1 - Fluminense, Internacional, Brasil e Criciúma.

GRUPO 2 - Flamengo, Grêmio, Ceará e América-MG.

GRUPO 3 - Atlético-MG, Cruzeiro, Joinville e Chapecoense.

GRUPO 4 - Avaí, Figueirense, Londrina e Paraná. Primeira rodada

Publicidade

25/01: Fluminense x Criciúma 01/02: Inter x Brasil de Pelotas 01/02: América-MG x Ceará 08/02: Flamengo x Grêmio 25/01: Chapecoense x Joinville 01/02: Cruzeiro x Atlético-MG 25/01: Figueirense x Londrina 25/01: Avaí x Paraná

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.