Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Refinanciamento da dívida dos clubes. O gol contra da Fazenda

O Ministério da Fazenda, na sua justa cruzada para tentar colocar as contas dessa casa chamada Brasil nos trilhos, está colaborando para que cartolas e parlamentares ligados à bancada da bola apliquem um golpe no já prá lá de combalido futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Colaboração involuntária, provavelmente motivada pelo desconhecimento, uma vez que a Fazenda tem coisas muito mais importante para se preocupar, e estudar a fundo, do que o nosso desmandado futebol.

PUBLICIDADE

Mas o fato é que é a Fazenda que está travando a elaboração da Medida Provisória que refinanciará (ou refinanciaria) a dívida fiscal dos clubes, travamento este que permitiu a manobra resultante na aprovação do regime de urgência do projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte - projeto que, aliás, pode até ser aprovado pela Câmara nesta terça-feira.

O texto dessa tal LRFE é frágil em relação às contrapartidas e punições. O texto que está sendo elaborado para a MP é muito mais consistentes.

Ocorre que a Fazenda não o deixa ir para frente, por discordar dos juros mais baixos a ser cobrado e também do prazo de pagamento - não quer nem os 20 anos considerados razoáveis por quase todos os outros participantes da elaboração da MP.

Não percebem, Levy e seus pares, que o mais importante agora são as contrapartidas e o rigoroso cumprimento do acordo.A lei que os deputados querem fazer passar não dá garantias nenhuma de que entrará dinheiro nos cofres do governo - a MP as dará ou ao menos determinará puniçõesseveras para os inadimplentes.

Publicidade

O "retardo'' que a Fazenda impôs à MP - primeiro falou que o texto estaria pronto em 5 de fevereiro, prazo que este blog jamais levou a sério; depois, que será apresentado na segunda quinzena de fevereiro; e até agora nada - permitiu o ressurgimento da LRFE, muito mais suave com os devedores e os caloteiros.

O Bom Senso está em Brasília para tentar travar a ida em frente desse projeto, ou pelo menos emendá-lo de maneira quese aproxime do ideal.

Pode ser que consiga. Senão, uma vez que o lobby da cartolagem é forte, no trâmite normal do projeto, em última instância a presidente Dilma Rousseff poderá vetá-lo. Ressalte-se que Dilma é a maior incentivadora da criação de uma lei que resolva de vez o problema da dívida e estabeleça uma relação saudável e correta entre clubes, entidades, atletas, governos.

Mas, como tantos problemas cabeludos para resolvere num momento político pra lá de conturbado, pode ser que ela não queira comprar uma briga menor com o Congresso.

Se isso ocorrer e a lei da cartolagem for aprovada, e implementada, o futebol brasileiro terá mais uma vez marcado passo.

Publicidade

 

 

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.