Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Rio x São Paulo abre torneio dos jogadores desempregados

Dezenas de jogadores de futebol que estão desempregados terão, no início do próximo mês, uma boa vitrine para tentar um contrato para 2016. É o 1º Torneio de Jogadores Livres, que será realizado dias 1º e 2 de dezembro em Itu. A organização é da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf).

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

O torneio, que reunirá seleções representando sindicato de seis Estados (Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Norte) será aberto com um confronto entre Rio e São Paulo.

PUBLICIDADE

As equipes serão divididas em dois grupos de três, com os últimoscolocados de cada chave disputando o quinto lugar, os segundos colocados brigando pelo terceiro posto e os vencedores das chaves fazendo a final.

Ou seja, os jogadores desempregados terão três partidas para buscarem um contrato, uma vez que são esperados em Itu vários empresários e dirigentes de clubes, notadamente os de menor expressão que vão disputar os estaduais nos quatro primeiros meses do ano.

Pouco se fala do desemprego de jogador de futebol. Mas o fato é que, com ou sem crise econômica, a maior parte dos atletas profissionais - aqueles que jogam em times pequenos, que todo o ano disputam o Estadual e depois paralisam as atividades ou passam 0 restante dos meses envolvidos em torneios sem nenhuma expressão e atrativo financeiro - ficam desempregados em algum momento da temporada.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.