Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Sampaoli 'queima' Vanderlei e já começa mal

Técnico, que chegou agora, despreza passado do goleiro e insiste em contratar outro para a posição

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Jorge Sampaoli está quieto no canto dele e o Santos foi buscá-lo. Acenou com um belo salário e carta branca para montar o time. O argentino topou. O Santos comemorou, sonhando que ele repita na Vila o ótimo trabalho que fez na Universidad de Chile e na própria seleção chilena. Mas o trabalho já começa de maneira equivocada.

O treinador tem o direito de fazer o que pensa na montagem do time. Dentro desse direito, estar preferir um goleiro que saiba jogar com os pés - fundamental no futebol atual para uns, modismo para outros. Mas seria interessante, e sobretudo inteligente, que ele deixasse a empáfia que o caracteriza um pouco de lado e respeitasse os jogadores que encontrou no clube, principalmente aqueles que têm lá uma história que ele não tem (pelo menos ainda).

Sampaoli durante treino no Santos. Foto: Ivan Storti/Santos FC

PUBLICIDADE

Deixar Vanderlei, que não  sabe jogar com os pés, de lado é grande equívoco. Nos últimos anos, muitos dos bons resultados que o Santos conseguiu foram graças às mãos de Vanderlei. Merece, portanto, ser tratado com respeito.

Não é o que faz Sampaoli. Logo de cara indicou Campanã, goleiro meia-boca do Independiente. Não deu. Agora, quer Everson, o excelente goleiro do Ceará. Vanderlei, para ele, é mero reserva. Ou então, que saia.

Será que a torcida concorda?

Publicidade

Em vez dessa fixação com goleiro, Sampaoli deveria ser preocupar com as carências do elenco do Santos - e com a carência financeira que impede o clube de fazer grandes voos.

Ele pode até se achar supra-sumo. Pode ter até recebido garantias de que terá tempo para trabalhar. Mas, se começar a meter os pés pelas mãos, logo vai receber uma passagem só de ida para Buenos Aires.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.