Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Seleção dá início à reconstrução

A seleção brasileira dá início, daqui a pouco, ao processo de reconstrução.  Isso mesmo, reconstrução. Pode parecer exagero, mas o fato é que os 7 a 1 são um fardo que, gostando ou não, o Brasil terá de carregar por muito e muito tempo.

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Por isso, como diz Dunga, será preciso vencer sempre. E a prova disso é que não bastaram as dez vitórias em dez amistosos, entre elas triunfos contra França e Argentina,desde que ele assumiu para que a confiança na seleção voltasse. Imprensa e torcida continuam com o pé atrás. E o pé estaria ainda mais longe da linha que determinaa confiança se a seleção não tivesse Neymar.

PUBLICIDADE

Se o Brasil vencer o Peru, depois a Colômbia, depois a Venezuela e depois disso quem vier pela frente vai mostrar-se em bom caminho. Merecerá crédito. Se tropeçar em algum momento, terá de respirar fundo e suportar as críticas e a desconfiança. Isso incluir os jogadores e principalmente Dunga, que vive reclamando o que entende ser "desvalorização'' do que foi feito no passado na Copa América - feito, aliás, que lhe diz respeito, pois sempre se refere ao título de 2007.

Ele reclama que, hoje, não dão mais tanta importância à conquista da Venezuela. Só querem saber da conquista de agora, que não se sabe se vai vir. Se não fosse os 7 a 1, a história até poderia ser diferente. Mas com eles aconteceram, agora não há outra alternativa para a seleção a não ser encarar os fatos e, gostando ou não, conviver, e bem, com o fantasma. E tratar de vencer sempre paracom calma, conquistas e o passar do tempo, recuperar o prestígio.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.