Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Tiago Nunes na guilhotina comprova o eterno amadorismo existente no futebol brasileiro

Trabalho não é o esperado, mas demiti-lo se tropeçar no clássico não ajudará o Corinthians

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Atualização:

O Campeonato Paulista volta a ser disputado nesta quarta-feira após quatro meses. De cara, um Corinthians x Palmeiras, clássico que dispensa apresentações. Jogo que sempre está envolto em grande expectativa. Desta vez, entre outros motivos, há a curiosidade de ver como se comportarão os times após a longa parada forçada, ainda mais depois das perdas de atletas que tiveram. Outro aspecto interessante é saber se o Corinthians, à beira do precipício e com apenas um pé na terra, conseguirá se equilibrar e sobreviver ou vai ser empurrado pirambeira abaixo pelo maior rival?  Mas o tema que quase monopoliza o clássico é outro: o futuro de Tiago Nunes.

PUBLICIDADE

O técnico do Corinthians retoma seu trabalho com o pescoço na guilhotina. Pelo menos são esses os comentários de boa parte da imprensa, nos papos virtuais e até nas rodas de bar (ainda discretas e escondidas, mas que a rigor não cessaram em muitos lugares). Basicamente, a situação nessas conversas é a seguinte: se o Corinthians ganhar o carrasco não solta a lâmina; se perder, Tiago ficará sem a cabeça.

É fato que sob o comando de Tiago Nunes o Corinthians está devendo em performance e em resultado, tanto que dificilmente evitará a eliminação precoce no Paulistão - isso sem contar que matematicamente ainda corre risco de rebaixamento. Mas, mesmo considerando-se que perder para o Palmeiras é pecado capital no Corinthians (e vice-versa), demitir um treinador após um jogo é algo descabido.

Tiago Nunes, técnico do Corinthians Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Claro que se pode alegar que não é somente um jogo - o Corinthians jogou 12 vezes com Tiago no banco.  Mas, por outro lado, a parada zerou tudo. Além disso, o Corinthians foi o campeão de jogadores contaminados com covid-19, com mais de duas dezenas de infectados,  perdeu oito jogadores de um elenco que já era bem meia-boca e não terá seu único reforço expressivo, o veterano Jô. Ah, e o salários estão atrasados.

Analisando com frieza, não dá para esperar muito do Corinthians, nem no clássico nem nos próximos jogos. Se vier coisa muito boa, será surpreendente.

Publicidade

Por tudo isso, é um exagero querer sacrificar Tiago Nunes. Mas o futebol é assim, exagerado. Principalmente o futebol brasileiro, eternamente envolto num amadorismo que muita vezes serve como desculpa para disfarçar as decisões tomadas unicamente por paixão, covardia e incapacidade de suportar pressão e crítica.

Talvez a sorte de Tiago - um técnico que a mim, apesar do excelente trabalho no Athletico Paranaense, trabalho este feito em boa parte em gramado sintético, ainda está longe de convencer como sendo de primeiro nível - seja ter como chefe alguém não afeito a trocas de treinadores apenas para agradar os desafetos.  Teve uma vez que Andrés Sanchez remou contra a maré e o Corinthians acabou ganhando o mundo.

Do jeito que as coisas andam agora no Corinthians, dá para cravar que o raio não cairá novamente no mesmo lugar. A fase no Parque São Jorge é de olhar para baixo e não para cima.  Não há a menor condição de o time voltar a disputar um Mundial no momento. Mas dar um tempo maior para Tiago implantar, ou pelo menos tentar, pode ajudar, um pouco mais à frente, a reduzir o estrago.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.