PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Tite acerta ao rever alguns conceitos na seleção

Técnico tem se mostrado mais ágil nas mudanças, embora não faça nada muito radical; lição da Copa do Mundo foi de fato assimilada

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Tite ainda não fez nada muito ousado em termos táticos nesta Copa América. Mas confirmou uma mudança importante em sua filosofia em relação ao comportamento da Copa do Mundo: ele aprendeu mesmo que, em competições de tiro curto, não dá para morrer abraçado com os jogadores.

O exemplo mais recente, e mais contundente, disso, foi a opção em não escalar Fernandinho no jogo da noite desta quinta-feira com o Paraguai. Ele preferiu Allan, um jogador mais ofensivo, como substituto do suspenso Casemiro. Diante de um adversário que provavelmente vai jogar fechado, quanto mais poder de fogo, melhor. E Tite percebeu isso.

Volante Allan, do Napoli, será a novidade do Brasil contra o Paraguai Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

Oficialmente, Fernandinho não joga por não estar 100% recuperado de contusão sofrida. Tite é cuidadoso, zeloso, com seus jogadores. Por isso, a justificativa. Mas o fato é que preferiu Allan por acreditar que suas características se encaixam melhor no tipo de jogo esperado hoje.

Fernandinho, ainda que não esteja 100% teria condições de jogar. Tite não quis.

É bom sinal. Mostra que ele está inquieto, que não vai se prender a nomes e até a fórmulas, embora mantenha a disposição de não experimentar o que não foi treinado.

Publicidade

Nesta Copa América, Tite já barrou David Neres e Richarlison, para dar vez a Everton e a Firmino - com Gabriel Jesus caindo mais pela direita. Não me agrada esse posicionamento do ex-palmeirense, mas vejo como salutar pela disposição do treinador em buscar soluções.

Afinal, no futebol de hoje, a mesmice dura menos do que um campeonato.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.