PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol dentro e fora do campo

Opinião|Tite, ao chamar os olímpicos, mostra que há luz no fim do túnel da seleção brasileira

Ao decidir testar quatro jogadores vencedores em Tóquio, treinador abre o leque e isso pode render frutos para a Copa do Mundo

Foto do author Almir Leite
Atualização:

Foi alentadora a convocação da seleção brasileira para a rodada tripla se setembro das Eliminatórias. Alentadora, quando se olha mais à frente, para a Copa do Mundo do Catar, daqui a pouco mais de um ano. Normalmente conservador, dessa vez ousou um pouco ao dar chance a vários jogadores que acabam de conquistar o ouro olímpico nos Jogos de Tóquio.

Claro que Daniel Alves, que estando à disposição é sempre convocado, por seus méritos, mas também porque não se tem bons laterais-direitos no futebol brasileiro - nem jogando aqui nem lá fora -, e Richarlison, que com justiça Tite sempre chama, não contam como novidades. Mas os outros quatro são boas notícias.

Tite faz apostas arriscadas, e corre risco de morrer abraçado com suas escolhas Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Guilherme Arana merece ser testado até porque é o melhor que o Brasil tem no momento. Claudinho é boa aposta, com sua criatividade e lucidez. Bruno Guimarães tem futebol para jogar na seleção, embora o seu setor esteja bem servido. E Matheus Cunha, por sua facilidade de jogar dentro e fora da área, pode vir a ser o centroavante que o esquema de Tite tanto precisa - e no qual Firmino não se encaixa e Gabigol talvez não dê certo.

De resto, poucas novidades. Lucas Veríssimo foi chamado agora por estar bem no Benfica e porque da vez anterior se macchucou e não pôde ser testado. Admito ter dúvidas em relação a Rafinha, e atribuo a convocação mais ao fato de ele jogar fora do País - Leeds, da Inglaterra -, mania discutível que Tite tem.

Rafinha é bom jogador, sem dúvida. Rápido, driblador, objetivo. Mas no futebol brasileiro interno há vários iguais a ele.  É verdade que teve excelente temporada sob o comando de Marcelo Bielsa. Temporada passada. A atual está começando nesta sexta-feira na Inglaterra, e portanto não dá para se basear no momento atual para justificar a convocação - ao contrário de Veríssimo, pois o Benfica já está a pleno vapor no Português e na fase eliminatória da Liga dos Campeões.

Publicidade

O saldo dessa convocação para as partidas contra Chile, Argentina e Peru, porém, é bastante positivo.  Tite pode vir a descobrir novas alternativas para a seleção, até para preparar variações de sistema de jogo. E, pensando em Copa do Mundo, pois as Eliminatórias são barbada, é um grande alento.

Opinião por Almir Leite

Editor assistente de Esportes, cobriu 4 Copas do Mundo e a seleção brasileira por 10 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.