EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Anderson e Cicinho caem fora do lugar-comum

Uma coisa que há bom tempo me incomoda em jogador de futebol é a insistência em não comemorar gols contra ex-equipe. O que seria uma atitude elegante na verdade virou moda. O sujeito passa, por exemplo, cinco meses num time, não cria raízes, não deixa saudades, mas se comporta como neutralidade ao enfrentá-lo. "É uma forma de respeito", dizem boleiros, em repetição de papagaio e na maioria das vezes mais falsa que nota de 3 reais.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

Nos últimos dias, porém, vi dois atletas que saíram desse lugar-comum, o lateral Cicinho, do Palmeiras, e o zagueiro Anderson, do Santo André. Ambos admitiram, em entrevistas, que comemorariam, com muito entusiasmo, se eventualmente marcassem contra Santo André e Corinthians, respectivamente, clubes com os quais tiveram ligação em algum momento.

PUBLICIDADE

"Faço tão poucos gols que preciso festejar sempre que tiver oportunidade", explicou Cicinho, de uma maneira simpática e nem um pouco desrespeitosa com o Santo André, em que ganhou projeção sobretudo no Campeonato Paulista do ano passado. Melhor foi a reação de Anderson, campeão paulista e da Copa do Brasil com o Corinthians no início dos anos 2000. "Desrespeito muitas vezes com certas palavras e não na comemoração do gol."

Anderson foi perfeito e sensato. O jogador respeita seu ex-clube se tiver carinho ao referir-se ao tempo em que vestiu determinada camisa. Ou, em casos mais extremos, se evitar críticas ou relevar mágoa. Honra o escudo e a história de um clube quem se dedica a ele com seriedade durante todo o tempo em que durar o contrato. Atleta que age dessa forma certamente será compreendido por seus antigos fãs e terá atitude digna com o clube atual. Fe gol? Tem mais é que sair pulando de contentamento. Ora essa!

Está mais do que na hora de parar com essa bobagem de não comemorar gol contra ex-equipe. Na verdade, daria para compreender comedimento se, digamos, Raul fizesse gol contra o Real Madrid, se Rogério Ceni um dia fosse embora do Morumbi e, por essas coincidências da vida, batesse um pênalti contra o São Paulo. E um ou outro exemplo esporádico.

No mais, trata-se de outra chatice que inventaram no futebol de hoje, em que há cada vez menos espaço para reações esfuziantes, para brincadeiras, gozações. Para alegria, enfim.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.