EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Engenhão, seis anos de idade e interditado. Vergonha

A interdição de Engenhão por tempo indeterminado é estarrecedora. A prefeitura do Rio resolveu fechar o estádio em que os clubes locais por enquanto mandam parte dos jogos por ter encontrado falhas na estrutura da cobertura. Com risco de desabamento, e consequentemente por colocar em perigo a integridade do público.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

Muito bem que isso tenha sido feito. Mas, nas justificativas dadas para tal medida, se falou de passagem que talvez seja problema de projeto. Ué, se for assim, o risco existe desde o primeiro momento. Como pode isso?! Vendeu-se a arena, para ficar em termo moderninho, como uma maravilha e no entanto era uma geringonça?

PUBLICIDADE

Noves fora isso, tem outro aspecto a considerar. O Estádio Olímpico João Havelange tem só seis anos de uso! É praticamente novinho em folha. Ou assim deveria ser. No entanto, já tem desgaste característico de obras antigas, castigadas pelo tempo.

Que história é essa? Foram gastos oficialmente R$ 380 milhões nessa joia apresentada pelas autoridades e Comitê Olímpico Brasileiro para aquela competição. E já está na base do balança-mas-não-cai? Isso é tirar onda da cara do cidadão. E quem é o responsável por tudo isso? Vai ver que foram os peões que fizeram as lajes erradas...

A população, aliás, já estava com a pulga atrás da orelha desde que os gastos então subiam mais do que balão em época de são João. Alegavam-se mudanças nas planilhas e aperfeiçoamento nas obras. Dizia-se que o "legado do Pan" compensaria, que a população sentiria os benefícios de forma permanente. Mas não em suas cabeças...

Que benefícios? O Velódromo, por exemplo, foi desmontado. O Maria Lenk terá apenas provas periféricas da natação, o Maracanã ainda será mexido mais uma vez, fora outras coisinhas que consumirão alguns bilhões.

Publicidade

Epa, e agora, onde jogarão os grandes do Rio, que não têm casa, exceto o Vasco? Sei lá. Isso pouco importa. Importa que será linda a festa em 2016. Não há a menor dúvida.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.