EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Fla-Flu: tensão x empolgação?

O Flamengo x Fluminense deste domingo está sendo encarado como encontro entre times que vivem momentos opostos. O Fla reencarna a tensão, a etapa pré-crise. Já o Flu representa o entusiasmo, a empolgação, a certeza de vitória. O rubro-negro, então, desponta como menos cotado para vencer clássico tão tradicional. Será isso mesmo?

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

Não acho. Concordo quando se diz que o Flamengo não tem mostrado futebol empolgante. Ou pelo menos está aquém do que se espera para um clube que tem Ronaldinho Gaúcho como estrela maior e Wanderlei Luxemburgo no banco. Mas seria tão frágil assim uma equipe que até agora não perdeu uma partida sequer, seja no Estadual seja na Copa do Brasil? Não me parece.

PUBLICIDADE

É possível alegar que o torneio do Rio não tem nível de exigência acentuado. Meia-verdade. Há times frágeis, como em todos os lugares, e há adversários tradicionais. O Flu está em alta, o Vasco se recuperou, após primeiro turno medíocre. Só Botafogo, já eliminado, atravessa período de baixa.

Pode-se falar também que o Flamengo ainda não topou com nenhum oponente de valor na Copa do Brasil e se enroscou no meio da semana, ao empatar com o Horizonte por 1 a 1. Ok, mas zebras costumam correr soltas na competição nacional - o Atlético-MG foi derrubado pelo Grêmio Prudente ¬ e o Fla ainda depende apenas de si para seguir adiante.

O Flamengo precisa melhorar, Ronaldinho Gaúcho está mais do que na hora de mostrar que não se transformará em blefe, Luxemburgo nem sempre tem acertado a mão. Mas não vejo como prova definitiva de catástrofe se eventualmente for derrotado pelo Flu (o que não será nenhuma zebra). E, na pior da hipóteses, é bom lembrar que o Fla já está na final do Carioca.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.