PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Messi em crise, porque tem sido só extraordinário

Messi passou a ocupar espaço nos jornais espanhóis - e de muitas partes do mundo - nos últimos dias por uma situação praticamente inédita: a seca de gols. Já faz umas cinco partidas em que ele não manda a bola para as redes. Fato normal para qualquer atleta, menos para o genial argentino, tão acostumado a vazar defesas que as pessoas até estranham a situação.

Por Antero Greco
Atualização:

Claro que, em momentos como esse, há os que levantam diversas teorias. A mais recorrente é a de que Messi tem problemas físicos, consequência de superexposição em temporadas anteriores e que só agora estouraram. Como foi muito exigido, sobretudo pelo Barcelona, o corpo enfim deu o alerta e, como desdobramento, houve queda de desempenho.

PUBLICIDADE

Pode ser. Profissionais como Messi têm cobranças intensas. Ganham bem, muito bem, é verdade. Têm tratamento vip, vivem em destaque. Mas a contrapartida pesa. Não se permitem muito repouso, estão sempre com agenda lotada. Se não forem concentrações e viagens para partidas importantes, são os compromissos publicitários. Os patrocinadores cobram.

Messi deu sinais de desgaste durante a temporada 2012/13, a ponto de ter ficado fora de algumas partidas decisivas para o Barcelona. Parou um tempinho para tratamento, mas gastou parte das férias em deslocamentos por muitos países para ações de marketing e compromissos particulares. Talvez não tenha conseguido reservar um período decente para descanso total.

Mesmo com o declínio nas estatísticas, Messi continua a ser estrela máxima do Barcelona e do futebol mundial. Como acostumou o público a vê-lo em altíssimo nível, há o choque atual. Mas, se considerarmos bem, Messi presenteia os torcedores com shows estratosféricos. Ultimamente tem sido apenas extraordinário. Apenas. Daí se detectar uma crise. Ora, crise...

Quantos times por aí não queriam ter esse jogador em crise? Messi meia-boca ainda é melhor do que a maior parte de seus colegas de profissão. É só deixar o argentino um pouco em paz que logo estará derrubando zagueiros e recordes com a naturalidade de sempre.

Publicidade

Só falta o Milan pagar o pato nesta quarta-feira no Camp Nou...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.