EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

O ministro e a passagem do tempo

Nunca fui militante de nenhum partido político - e até hoje não sei se essa opção foi é boa ou ruim. Sei, apenas, que pertenço a uma geração sufocada e proibida de manifestar-se. Em todo caso, tenho simpatias por certas ideias e votei em candidatos nos quais acreditei. Com boas surpresas e muitas decepções, como qualquer cidadão.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

Sei que historicamente legendas da antiga esquerda sofreram perseguições no Brasil, com suspensão, ilegalidade forçada, cassações, prisões. Por isso, ganharam aura de heroísmo para a juventude de diversas épocas. PCB, PCdoB e outros de ideologia semelhante atraíram simpatizantes por teoricamente defender causas populares.

PUBLICIDADE

Por isso, decepciona quando se vê um ministro de Estado, eleito por uma dessas siglas, enveredar por discurso semelhante à de governos contra os quais combateu. Aldo Rebelo, do PCdoB e hoje titular da paste de Esportes, fez lembrar representantes da velha ordem, ao afirmar nesta segunda-feira que o governo não permitirá que nenhuma manifestação atrapalhe qualquer dos eventos que o Brasil se compromete a realizar.

Rebelo considerou, portanto, correta a contenção dos protestos, não crê em arranhões na imagem do País e tem certeza de que o mundo verá que vivemos numa democracia.Sobretudo tratou de serenar a Fifa e parceiros a respeito do andamento dos jogos da Copa das Confederações e das obras para o Mundial do ano que vem.

Um ministro não pode ser incendiário, concordo. Não é função dele agir como panfletário. Mas, por sua origem e filiação (foi até presidente da União Nacional dos Estudantes), se esperava uma reação de conciliação, ou que dissesse palavras que indicassem a busca por diálogo e entendimento. Enfim, a reafirmação categórica de convicções democráticas. Assim como de outros setores do governo, que se mantêm calados.

Não há como sentir desalento e ver que sonhos e ideais de juventude se desfazem com o tempo. Seja por cansaço, por acomodação, por tristeza. Ou por chegar ao poder.

Publicidade

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.