PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

O Palmeiras tem saída?

As perguntas já andam na boca dos palestrinos: "Esse time tem saída? Vai cair de novo?" O que antes parecia uma catástrofe distante, um tufão daqueles que estão no outro lado do mundo, agora se aproxima com intensidade. Já são 12 derrotas em 20 rodadas e a permanência angustiante na zona de rebaixamento. O time continuará no grupo de baixo, mesmo que venha a bater o Grêmio, no duelo marcado para a tarde de sábado.

Por Antero Greco
Atualização:

O Palmeiras tem saída, apesar de tudo. O time não é nenhuma maravilha, mas igualmente não é o horror que o desempenho atual dá a entender.  Em algumas derrotas recentes, como a do domingo diante do Santos,jogou bem, criou, teve chances de garantir vantagem na primeira parte. Caiu na segunda metade e não teve forças para reagir ao ficar em desvantagem.

PUBLICIDADE

Quadro parecido aconteceu na quarta-feira, diante da Lusa. Com uma diferença, para pior: na primeira parte, foi razoável. Na segunda, péssimo. Ficou como barata tonta, à medida que a Lusa fazia gols. Os 3 a 0 foram até pouco.

A instabilidade emocional é ponto que Felipão precisa atacar com urgência. O medo de cair de divisão aos poucos toma conta do elenco. O nervosismo e a tensão voltam a fazer parte da rotina alviverde - e só tendem a aumentar, à medida que as rodadas avançam. Se isso não parar agora, vira uma bola de neve daquelas que crescem e provocam tragédias.

É bom lembrar da fragilidade desse grupo, pois é o mesmo que no início do ano desandou após perder para o Corinthians no Campeonato Paulista.Até então, sustentava uma admirável série invicta, parecia candidato certo ao título. Bastou um tropeço para mandar a confiança para o espaço. E a autoestima só foi recuperada com a conquista da Copa do Brasil.

Jogadores desacreditados cresceram, com o título, e o time deu sinais de que se recuperaria no Brasileiro com facilidade. Por enquanto, isso não saiu da teoria. A prática tem mostrado  uma equipe que oscila, vai do muito bom ao péssimo no mesmo jogo. Acrescentem-se a isso as baixas fora do normal (absurda a quantidade de contusões), erros de arbitragem (não justificam, mas têm seu peso) e a qualidade do elenco.

Publicidade

Ainda acredito que o Palmeiras se salve - e, se isso ocorrer, será no sufoco, talvez nas últimas rodadas. Se se livrar o susto, terá de agir com seriedade e mexer no grupo para o ano que vem. Para evitar fiascos na Libertadores e demais competições.

Em todo caso, não custa nada ao torcedor neste momento acender algumas velinhas para os santos de devoção. Servem os tradicionais, San Gennaro, Madonna de Achiropita, Santo Expedito...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.