EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Pra rir ou pra chorar?*

O noticiário do futebol é divertido ou revoltante. A reação, positiva ou desalentada, depende do estado de espírito do cidadão na hora em que recebe a informação. A mesma novidade pode provocar riso ou desespero; mas, de qualquer forma, sobressai pela bizarrice.

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

 Atualize as últimas de algumas equipes nacionais pra ver se concorda com essa tese ou se ela soa estapafúrdia. O passeio pode começar pela Gávea. O Flamengo, dias atrás, mais uma vez acertou contrato com Adriano. O clube veio com o papo de que confiava na recuperação do talento revelado em casa. No discurso de apresentação, o moço disse que só tinha de provar algo para ele mesmo e para os que lhe querem bem. Etc.

PUBLICIDADE

Não estreou, nem há data marcada para tanto, e já ganhou notoriedade pelo motivo habitual: faltou a um treino para esticar a folga com os amigos. Recebeu advertência, prometeu que não haverá outra pisada de bola e os cartolas aparentemente ficaram satisfeitos.

É caso para rir ou para chorar?

O Palmeiras volta a chafurdar na lama e, aos poucos, desliza para a Série B. Ou, no mínimo, vê avolumar-se o pesadelo do descenso vivido em 2002. Num movimento de desespero, anuncia o retorno de Leandro, esforçado lateral-esquerdo que integrava o elenco campeão paulista de 2008. O rapaz, 33 anos, andava meio desacorçoado, por falta de propostas, e enquanto treinava no América do Rio pensava na possibilidade de pendurar as chuteiras. Sentia que o fim da carreira era fato consumado. Um anjo da guarda fez com que lhe caísse do céu a proposta palestrina. Quer dizer, o tempo dirá se foi anjo da guarda ou amigo da onça.

É para levar na flauta ou na corneta?

Publicidade

O Corinthians embarcou para Florianópolis com mistão para pegar o encalacrado Figueirense. A novidade no grupo escolhido por Tite é o meia-atacante Chen Zhi-Zhao. Sim, ele mesmo, o chinesinho Zizao, contratado por empréstimo no Ano Novo e que até hoje o mais perto que esteve de debutar foi ao sentar-se no banco em duas ocasiões. Chegou como estratégia do setor de marketing alvinegro e até agora... nada.

É plá dá lisada ou plá cholá?

Tem mais. Passou meio batido, mas o Botafogo abriu as portas para Túlio Maravilha finalizar o projeto de alcançar o milésimo gol - segundo estatísticas de responsabilidade dele próprio. O atacante, 43 anos e milhões de quilômetros rodados pelos gramados, escamoteia a aposentadoria para igualar proeza rara, no Brasil reconhecida para Pelé e Romário (este já com muito boa vontade...)

Pelas contas, faltam menos de dez gols, e Túlio disputará jogos contra equipes menores para aumentar a coleção. Acenar-se a possibilidade de atuar no time de cima, quando chegar aos hipotéticos 999, e carimbar o número 1000 no Engenhão. Tem cabimento o clube prestar-se a isso?

É para gargalhada ou para pranto?

Publicidade

A seleção está por aqui, para portentosos amistosos, contra África do Sul e China, que vieram nos visitar. Os treinos são em Cotia, no viveiro de talentos do São Paulo, e tudo parece correr bem. A rapaziada de Mano Menezes exercita-se com alegria e disposição, e flutua num mundo à parte. Vários atletas vestirão a amarelinha, enquanto suas equipes terão duelos difíceis pelo Brasileiro (que não para) no meio e no fim de semana.

Nessa, você ri ou chora?

Para fechar a conversa: Cristiano Ronaldo ficou amuado no Real ao descobrir-se somente o 10.º mais bem pago do mundo, com rendimentos anuais de 10,2 mi. Tadinho do gajo.

Essa... só rindo mesmo.

*(Minha crônica no Estado de hoje, quarta-feira, dia 5/9/2012.) 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.