EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

(Viramundo) Esportes daqui e dali

Alerta de Dunga para Gil e Renato Augusto

PUBLICIDADE

Por Antero Greco
Atualização:

A lista de convocados por Dunga para os jogos contra Uruguai (dia 25, no Recife) e Paraguai (29, em Assunção) é composta praticamente por brasileiros que jogam no Exterior. Até aí nenhuma novidade, faz muito tempo que a rotina é essa. A turma que atua fora tem prioridade em relação aos que ficam por aqui.

PUBLICIDADE

Na relação de 22 para os compromissos pelas Eliminatórias da Copa de 2018, há até dois "chineses" - Renato Augusto e Gil, que trocaram o Corinthians recentemente pela grana do Oriente. Perfeito, ambos foram chamados em outras ocasiões.

Mas aí entra a diferença: o técnico da seleção deu a entender que a permanência da dupla está por um fio. Dunga admitiu que jogar numa liga pouco divulgada e competitiva como a da China implica riscos para os atletas.

Terão de manter o nível, avisou. Mas eis a questão: como Dunga saberá que todos vão manter o grau de esforço que apresentaram quando estavam no Brasil? Ao menos não afirmou que seguirá o Campeonato Chinês, o que é tarefa improvável no momento. A não ser que, logo mais, alguma tevê o transmita.

Mesmo assim, é de ficar com um pé atrás com o nível técnico. Os chineses chamaram a atenção porque despejaram caminhões de dinheiro para atrair profissionais para lá. A grana não significa que, de uma hora para outra, a qualidade venha junto. Demanda tempo.

Publicidade

Em resumo: Renato Augusto e Gil, pelas dicas de Dunga, são "dúvidas" para as próximas listas.

Uma dúvida: o campeonato de futebol dos EUA é tão forte assim? Só alta competitividade para justificar a frequência com que Kaká voltou a ser chamado. A MSL não é nenhuma maravilha.

Por falar em dúvidas: Jefferson despencou de titular, após a Copa de 14, para carta fora do baralho. Cássio teve a oportunidade dele, mal foi testado e fica atrás de Diego Alves, do Valencia. (Nada contra o moço que está na Espanha e muito a favor de Cássio, que mantém a regularidade).

Outra dúvida: Firmino, que pintou como a descoberta de Dunga, pelo visto virou jogador normal. Fora apresentado como o trunfo para o ataque, quando jogava na Alemanha. Veio a seleção, veio a transferência para a Inglaterra e... na sequência sumiram as convocações.

Se não viu ainda, confira a convocação.

Publicidade

Goleiros: Diego Alves (Valencia) Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Inter); Zagueiros:David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng); Laterais:Danilo (Real Madrid) Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Alex Sandro (Juventus); Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City); Meias:Renato Augusto (Beijing Guoan), Douglas Costa (Bayern Munique), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea), Kaká (Orlando); Atacantes: Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos) e Neymar (Barcelona).

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.