PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog de esportes do Estadão

AO VIVO - Fifa anuncia finalistas ao Bola de Ouro

A Fifa anuncia agora os finalistas ao prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do ano. O presidente da entidade Joseph Blatter faz a apresentação do evento.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

11h49 - Blatter agradece o interesse de todos pelas indicações dos prêmios da Fifa e encerra a cerimônia desta manhã em São Paulo.

PUBLICIDADE

11h48 - Blatter sobre a seleção brasileira e o novo técnico, Felipão: "O Brasil tem um time nacional e um técnico nacional. A CBF trabalhou rápido para colocar um treinador no lugar de Mano Menezes. Ele fez a nomiação imediatamente. Marin fez o correto porque o BRasil se prepara em casa para uma competição em casa. Eu não tive participação em nada disso. Iso foi uma decisão da CBF, o senhor Marin."

11h45 - Ronaldo pode ser ultrapassado por Messi em número de premiações: três. Ronaldo fala: " Na minha época tinha Figo, Zidane, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Beckham, todos concorrendo comigo. E qualquer um que ganhasse merecia o prêmio. Não tenho essa vaidade de ser passado por Messi. Mas acho que hoje só tem Messi e Cristiano Ronaldo. Ficarei contente de ver o futebol de Messi, por exemplo."

11h42 - Blatter diz que é muito difícil um brasileiro entrar na lista. Pergunta para ele: qual é o nível do futebol brasileiro na sua opinião. "O que o Ronaldo disse, ele está absolutamente correto."

11h39 - A lista só tem um atacante na lista. Ronaldo responde: "Temos novos talentos, mas é o momento de reciclar. Obviamente o futebol brasileiro não vive o seu melhor momento, talvez o pior momento da história. Temos o Neymar. Mas é um momento difícil. É um momento de reflexão do futebol brasileiro."

Publicidade

11h37 - Pergunta para Ronaldo sobre a possibilidade de incluir Neymar entre os três melhores. Ronaldo responde: "Neymar já está na lista dos 23 indicados. Para ele ser indicado entre os três, ele tem de jogar na Europa ou arrebentar na Copa de 2014. Na Europa pouco se vê do Neymar. Nós sabemos que ele merece estar entre os três, mas o mundo precisa saber disso. O caminho mais curto para isso é jogar num clube na Europa."

11h33 - Uma pergunta é feita sobre a probabilidade de Cristiano Ronaldo ganhar a Bola de Ouro. Ronaldo responde: "Eu acho que, sem dúvida, em algum momento ele vai ganhar a bola de ouro. Messi e Cristiano Ronaldo estão à frente do Iniesta, que é um grande jogador também. E também acho que Messi ainda está acima de Cristiano Ronaldo. Veremos dia 7 de janeiro o resultado."

11h30 - Veja ao vivo a transmissão da Fifa, em seu site.

11h24 - A Fifa também indica os três jogadores: Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta. Ronaldo fala: "Queria dar os parabéns à Marta que já tem cinco títulos e está novamente na disputa. Acho que a escolha desses três jogadores, Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta, foi bem feita, porque teve os votos de jornalistas, treinadores e jogadores." 11h22 - A Fifa indica três treinadores para ganhar o prêmio deste ano: Del Bosque, Pep Guardiola e José Mourinho.

11h21 - Neymar está na disputa do gol mais bonito do ano. Ronaldo fala: "O Neymar já ganhou o ano passado e agora está de novo na briga pela disputa. Isso é bom para o futebol brasileiro."

Publicidade

11h20 - Para técnicos de futebol feminino, a Fifa indica Bruno Bini, Sasaki e Sundhage.

11h14 - Marta é uma das indicadas para o prêmio de melhor jogadora do mundo em 2012, pela quinta vez.

11h12 - A jogadora Marta fala sobre a alegria de ter um brasileiro entre os indicados, mas esperava que outros representantes do país pudessem ter sido selecionados.

11h11 - O evento acontece no Anhembi, em São Paulo.

11h08 - Fifa reapresenta os concorrentes em cada categoria. O brasileiro Neymar está entre os atacantes pré-selecionados.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.