Paixão pelo futebol na tela dos cinemas nesta sexta
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Paixão pelo futebol na tela dos cinemas nesta sexta

Ricardo Lombardi

19 de janeiro de 2007 | 13h35

Tribo da Amazônia sofre durante a final contra a Alemanha

Para quem acha que futebol e cinema fazem uma bela tabelinha, a pedida para a noite desta sexta-feira é a pré-estréia, às 23h40, no HSBC Belas Artes, em São Paulo, do filme A Grande Final.

Este divertido documentário conta três histórias paralelas sobre três grupos distintos de pessoas que têm algo em comum: moram em alguns dos pontos mais distante e isolados do planeta e querem de qualquer jeito ver a final da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil e Alemanha.

Os protagonistas são um grupo de índios da Amazônia, uma família de nômades mongóis e uma caravana Tuareg de condutores de camelos no Saara. Cada grupo está a centenas de quilômetros do aparelho de TV mais próximo e passam por uma verdadeira epopéia para ver o ainda festejado Ronaldo marcar os dois gols que deram o penta para o Brasil.

Aliás, a relação entre o mundo surreal das estrelas do futebol – afundados em campanhas de marketing milionárias e colunas de fofocas – e pessoas que levam uma vida impensável na era da internet é o que da um molho todo especial a essa interessante estréia em longas do documentarista espanhol Gerardo Olivares.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.