Após polêmica com Robson Conceição, Oscar Valdez ganha uma estátua em sua cidade natal

Após polêmica com Robson Conceição, Oscar Valdez ganha uma estátua em sua cidade natal

Apesar de boa parte da imprensa internacional ver o brasileiro melhor na luta, os três jurados foram unânimes em apontar o campeão como vencedor

Wilson Baldini Jr.

16 de setembro de 2021 | 01h56

 

Oscar Valdez teve uma recepção calorosa, nesta quarta-feira, em sua cidade natal, Nogales, em Sonora, México, após a polêmica vitória sobre o brasileiro Robson Conceição, sexta-feira, em Tucson, no Arizona.
O campeão dos superpenas do CMB inaugurou uma estátua em sua homenagem na Unidade Esportiva Estrellas Nogalenses. Valdez teve dias turbulentos com uma vitória discutida sobre Robson, além do caso de doping.
“Estou muito feliz por este reconhecimento, tenho o lema ‘Puro Nogales’ tatuado e quero que as crianças, os jovens e todas as pessoas em geral da minha terra entendam que não devem desistir, que tudo é possível se você trabalha e não tira o foco até realizar seus sonhos”, disse o lutador. “Quero que pensem sempre que me virem que um dia houve um homem de Nogales que começou muito mal no boxe, que foi a duas Olimpíadas, se tornou campeão mundial profissional e trabalhou o tempo todo para ser boxeador lenda e colocar seu nome entre os melhores do mundo ”, acrescentou.
A estátua em tamanho natural, do artista plástico Alfredo Cota, foi feita em bronze e fica na esplanada da unidade esportiva que viu Oscar crescer. Jesús Pujol, presidente municipal de Nogales, foi quem acompanhou o campeão para revelar a obra. “É uma honra para nós tê-lo aqui esta tarde, revelando esta escultura que reflete o seu trabalho e esforço, que o levou a ser campeão mundial. Nesta gestão decidimos apoiar todos os tipos de atividades esportivas e você é o nosso melhor exemplo”, disse Pujol.
Em decisão polêmica, Robson Conceição perdeu a disputa do título mundial dos superpenas, versão Conselho Mundial de Boxe (CMB) para Oscar Valdez, por pontos, após 12 assaltos.

Apesar de boa parte da imprensa internacional apontar o brasileiro como o vencedor do duelo, os três jurados foram unânimes em apontar o campeão como o vencedor: 117 a 110 e 115 a 112 (duas vezes).

Com isso, Robson Conceição perdeu a invencibilidade na carreira profissional, que soma 16 vitórias (oito nocautes) e uma derrota. Valdez se mantém invicto, agora com 30 vitórias, sendo 23 por nocaute.

Tudo o que sabemos sobre:

boxe#ValdezConceiçao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.