É preciso Canelo usar doping? Johnson, Louis, Marciano; Frazier. Foreman, Ali….mostraram que não

Astros do esporte na atualidade serão esquecidos na mesma velocidade que as substâncias proibidas atuam em seus corpos

Wilson Baldini Jr.

25 de março de 2018 | 10h09

 

Várias pessoas ligadas ao esporte me disseram este frase. “Não existe ninguém limpo em alto nível.” Custo a acreditar nisso. Lendas como Jesse Owens, Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz e tantos outros não se curvaram às facilidades. Alguns podem dizer: “Na época deles o doping não era tão desenvolvido.”

Acho que o caráter dessas e outras lendas não permitiria que algo estranho fosse usado em seu treinamento para obter mais força, velocidade ou ganho e perda de peso.

Saul Canelo Alvarez está suspenso pela Comissão Atlética de Nevada para investigação até 10 de abril por causa do uso de clenbuterol. O atleta disse que comeu carne contaminada. A realização da luta de 5 de maio contra Gennady GGG Golovkin está ameaçada.

Não posso dizer que o mexicano tenha ou não se dopado, mas pergunto qual o motivo de astros como ele usarem doping ?

Talvez o desafio de subir muito de categoria sem ter físico para isso ou falta de determinação para perder peso só com treinamentos possam explicar o uso absurdo de substâncias proibidas.

Mitos como Jack Johnson, Joe Louis, Rocky Marciano, Joe Frazier, George Foreman, Muhammad Ali e tantos outros nem sabiam o que era doping. Fizeram o melhor em suas carreiras e sempre serão lembrados. Alguns atuais sujam seus currículos para ficarem milionários rapidamente , mas serão esquecidos na mesma velocidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.