Foto do(a) blog

Informações da nobre arte

Os 55 anos de Evander Holyfield

PUBLICIDADE

Por Wilson Baldini Jr
Atualização:
 

Durante os 27 anos em que esteve em ação no boxe profissional, Evander Holyfield carregou o apelido de "The Real Deal". Ou seja: o cara que garantia acordos verdadeiros em suas lutas. Pois Holyfield completa hoje 55 anos com o sentimento de dever cumprido dentro dos ringues.

PUBLICIDADE

Holyfield nasceu na cidade de Atmore, no estado do Alabama, nos Estados Unidos. O boxeador encarou quase todos os desafios que duas gerações de boxeadores colocaram à sua frente. Campeão unificado dos pesos cruzadores (CMB, AMB e FIB), ele também chegou ao título dos pesos pesados. Ou melhor: foi campeão quatro vezes, superando o tricampeonato de Muhammad Ali.

Em seu cartel de 56 lutas, com 44 vitórias (29 nocautes), 2 empates, cinco de suas dez derrotas vieram após os 40 anos de idade, quando seu desempenho já não era o mesmo de antes e visava apenas arrecadar dinheiro para pagar as pensões de seus nove filhos - com cinco mulheres.

Considerado "pequeno" para um peso pesado, vindo de uma categoria inferior de peso, Holyfield superava o físico menor com uma raça e determinação invejáveis. O queixo duro, o coração enorme e a versatilidade na aplicação dos golpes o levaram a realizar verdadeiras batalhas nos ringues.

Dentre a longa lista de grandes combates, o duelo com o porto-riquenho Carlos De Leon, em 9 de abril de 1988, no luxuoso hotel Caesars Palace, em Las Vegas, quando da unificação do cinturão dos cruzadores, é um dos principais.

Publicidade

Entre os pesos pesados, entraram para a história o triunfo sobre James Buster Douglas, que valeu o primeiro título mundial - a luta foi disputada em 25 de outubro de 1990. A trilogia sensacional com Riddick Bowe, as duas épicas guerras com Mike Tyson - a segunda marcada pelas mordidas nas orelhas dadas pelo rival em 28 de junho de 1997 - e os dois encontros violentos com Lennox Lewis, ambos em 1999.

Holyfield ainda encarou e venceu os veteranos George Foreman e Larry Holmes, se vingou do canhoto Michael Moorer, disputou três combates com John Ruiz e teve fôlego para suportar o gigante russo Nikolay Valuev, de quem venceu, mas foi "roubado" pelos jurados, em Zurique, em 20 de dezembro de 2008.

O boxeador norte-americano entrou pela última vez no ringue no dia 7 de maio de 2011, quando venceu por nocaute o dinamarquês Brian Nielsen.

Este ano teve seu nome colocado no Hall da Fama do Boxe. Nada mais justo com "The Real Deal".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.