Um cenário difícil de mudar

Escrevo com muito gosto a coluna no JT há quatro anos e meio, e garanto que ainda não perdi a esperança de um dia enxergar motivo para acreditar que o futebol brasileiro voltará aos bons tempos em que era admirado (e temido) por sua qualidade técnica e seu estilo que envolvia os adversários. Mas basta acompanhar uma rodada completa e depois ouvir as declarações dos "professores" e jogadores para concluir que vai ser difícil o cenário mudar.

PUBLICIDADE

Por Jornal da Tarde
Atualização:

Não aguento ouvir os treinadores repetindo as "palavras mágicas" em suas entrevistas: "focado", "trabalho" e "pegada". Parece que todos os males do time serão resolvidos com mais trabalho, mais pegada e mais "foco". Esse discurso é irritante! É como se os "professores" participassem de uma peça de teatro em que todos têm falas parecidas. E todos as decoram muito bem.

PUBLICIDADE

Em campo, suas equipes são o reflexo dessa falta de imaginação. Chutão pra cá, chutão pra lá, bola pra cima, chuveirinhos, toda atenção às bolas paradas, laterais sendo cobrados para dentro da área, mais volantes do que jogadores criativos, mais gente que corre do que gente que pensa... Quando falam em "trabalho" é isso o que querem dizer? Se for, acho que deveriam trabalhar menos. Porque "aprimorar" esses itens citados acima não acrescenta nada ao futebol.

Cada vez que acaba uma rodada me ajeito no sofá para ver as entrevistas, sempre com a esperança de ouvir um treinador ou um jogador dizer: "O time precisa jogar mais com a bola no chão, ser mais criativo e ousado." Mas lá vem "trabalho", "focado" e "pegada"... É por isso que adorei ler as declarações dadas semana passada pelo meia argentino Maxi Rodriguez, que voltou a jogar em seu país depois de dez anos na Europa. Ele disse que a qualidade dos jogos na Argentina caiu muito, que os times jogam com medo porque os técnicos temem ser demitidos se perderem três ou quatro jogos seguidos, que há muita correria e que ninguém liga mais para a técnica e a beleza do jogo. Isso é o que eu chamo de sinceridade.

Por aqui, técnicos e jogadores (e muita gente da imprensa também) ficam tentando iludir o torcedor com essa conversa mole de que o campeonato é empolgante, equilibrado, cheio de craques... E não aparece um "Maxi Rodriguez" para dizer a verdade. Para completar o quadro, temos José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Andres Sanches definindo o destino do nosso futebol. É o fim do mundo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.