Foto do(a) blog

O vôlei com conhecimento e independência

O recado de Lorenne e uma breve reflexão sobre a liberdade de escolha

O título conquistado por Barueri é um alerta.

PUBLICIDADE

Por Bruno Voloch
Atualização:

Precisa ser enxergado como liberdade de escolha e independência. Um chute no comodismo. Recado esse enviado via bola, dentro de quadra e por todos os lados na final paulista.

 

PUBLICIDADE

É discutível no vôlei o tal conceito de liberdade como sendo o direito de agir segundo a própria vontade, ou seja, de acordo com o livre arbítrio. Ser livre é poder escolher entre fazer ou não fazer algo e colocar em prática a própria vontade.

Não são poucas as jogadoras que se deixam levar pela cabeça de determinados empresários que só visam o bolso e não o futuro da atleta. A maioria acaba invariavelmente sendo encaminhada para a proposta mais interessante financeiramente deixando a questão técnica em segundo plano.

Mas escolher é liberdade?

Não.

Publicidade

Se você não pôde conhecer bem e tomar consciência das duas opções, então essa não foi uma escolha livre. Nesse ponto, a escolha, repito, não é livre no sentido mais real da palavra. Elas perdem a oportunidade de conhecer e seguir novos caminhos influenciadas pelos agentes, nem todos, e a conhecida lavagem cerebral.

Encostadas, perdem espaço e tempo. Se limitam a treinar e servir água nos tempos.

Sair e jogar sempre foi a melhor saída.

O resultado obtido por Barueri fez um bem enorme ao vôlei.

O que se escreve aqui não é uma fórmula pronta e nem algo mensurável, mas fato é que Tainara, Maira, Juma, Diana e Lorenne acertaram na decisão que certamente não passou apenas pelos responsáveis por gerenciar suas respectivas carreira.

Publicidade

Não foi uma simples coincidência.

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.