A passagem de Garrincha pelo Corinthians

PUBLICIDADE

Por Estadão
Atualização:

Quando Ronaldo foi contratado pelo Corinthians, em dezembro de 2008, muitos lembraram de outra estrela já consagrada que o clube do Parque São Jorge trouxe, em 1966. No início daquele ano, o presidente Wadih Helu contratou Garrincha, que já era bicampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira, em 1958 (Suécia) e 1962 (Chile).

PUBLICIDADE

Além do ex-jogador do Botafogo, a equipe contratou também no começou de 66 o zagueiro Ditão e o volante Nair. Com isso, o time ganhou nos jornais o conhecido apelido de 'timão', que também faz alusão ao escudo do clube, que lembraria o timão de um navio.

No entanto, a passagem de Garrincha pelo Corinthians foi decepcionante, sem nenhum título - na época, o time vivia o jejum que 23 anos sem conquistas, que só acabaria com o triunfo no Campeonato Paulista de 1977. O craque fez apenas 13 partidas com a camisa do Corinthians, e marcou dois gols, nas vitórias sobre Cruzeiro (2 a 1) e São Paulo (2 a 0).

A estreia de Garrincha pelo Corinthians foi em 2 março de 1966, e o time acabou perdendo para o Vasco por 3 a 0. No dia 21 do mesmo mês, ele perdeu um pênalti contra o Palmeiras aos 43 minutos do segundo tempo e a equipe alvinegra foi superada pelo arquirrival por 2 a 1.

Na passagem de Garrincha pelo Corinthians, foram seis resultados positivos, dois empates e cinco derrotas.

Publicidade

Depois do clube do Parque São Jorge, Garrincha ainda passou sem brilho por Flamengo, Portuguesa, Olaria e Atlético Junior (COL). E não deixou nenhuma dúvida de que o destino dele era vestir mesmo a camisa do Botafogo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.