Os europeus aplaudiram o Corinthians

Estadão

22 de março de 2010 | 18h10

Após a Copa de 1950, o time fez a primeira excursão internacional

SÃO PAULO – Os anos 50 foram os da internacionalização do Corinthians. Nessa década o time fez sua primeira partida fora do País, mais de 40 anos depois de sua fundação.

Foi também realizada a primeira excursão internacional do clube. Com a Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, os times europeus que vieram para cá conheceram o bom futebol apresentado no País e passaram a convidar as equipes brasileiras para jogos amistosos. O Corinthians foi escolhido.

Em 1952, passou quase dois meses visitando quatro países: Suécia, Dinamarca, Finlândia e Turquia. Foram 16 partidas e apenas uma derrota, na estreia, quando o elenco ainda estava se acostumando à temperatura e ao fuso horário. Tudo era novidade.

Foram 12 vitórias e três empates. E houve até mesmo uma goleada sensacional por 10 a 1 sobre uma seleção regional da Suécia. No último dia, o governo sueco concedeu ao Corinthians o título “A Fita Branca do Futebol Brasileiro”, uma homenagem pelos bons resultados.

Recentemente foi descoberto um vídeo que mostra imagens de duas partidas da viagem. Há também registro da chegada dos corintianos e dos jogadores dando autógrafos.



Texto publicado no ‘Jornal da Tarde’ de 12/3/2010, em caderno especial

Tudo o que sabemos sobre:

EuropaexcursãoFita Branca

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.