82 anos em 34 minutos

82 anos em 34 minutos

SILVIA HERRERA

19 de abril de 2016 | 16h12

Arédio Dias Carneiro, o corredor mais velho do Circuito da Longevidade de Goiânia,  acelerou os 6km com um ritmo de menos de 6 minutos o quilômetro e venceu em sua categoria.
Carneiro sempre jogou futebol com os amigos. No entanto, aos 50 anos, a pelada semanal andava lhe causando dores musculares e nas articulações. “Foi nesse momento que decidi partir para uma nova e bem-sucedida atividade esportiva: a corrida de rua”, conta.
Arédio Dias Carneiro - foto de Danilo Mendonça

Arédio Dias Carneiro – foto de Danilo Mendonça

Dia sim, dia não lá,  Carneiro pula da cama às 5 da matina para sua corridinha matinal. “A corrida, para mim, é um remédio. Estresse? Nem sei o que é isso (risos). Graças a Deus e à corrida, não tomo nenhum medicamento e tenho uma saúde muito boa. Sempre participo de corridas de rua, tendo, inclusive, disputado provas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília”.

Carneiro subiu no lugar mais alto do pódio domingo 17 de abril em Goiânia e com certeza se tornou um exemplo de motivação a seguir. #xôpreguiça!!!  Ele explica que os resultados são frutos de sua dedicação ao treinos e ao alongamento correto antes das provas. “A pessoa que pratica esporte ganha em saúde, melhora sua qualidade de vida. E passa a se sentir muito bem”, garante.
foto: Danilo Mendonça

foto: Danilo Mendonça

Para ele, “o Circuito da Longevidade da Bradesco Seguros é um dos melhores eventos esportivos de Goiânia. “A inscrição é barata e tem a faixa etária certinha”, conta. O campeão de 82 anos fez este depoimento a Felipe Mendes. Valeu Felipe!!

Na geral masculina,  Altobeli Santos da Silva completou o percurso de 6 km em 17’16”. Entre as mulheres, Angelina Daniel Tsere repetiu o feito da etapa de Brasília, na semana passada, e chegou em primeiro com o tempo de 21’00”. “Foi uma prova difícil, bem disputada, decidida nos últimos quilômetros. Faltava 1,5 quilômetro quando consegui me distanciar do Ederson. Gostei do meu resultado. Estou me preparando para tentar o índice para os Jogos Olímpicos do Rio”, fala Silva.

Não sei vocês, mas eu já estou mais inspirada para meu treino de amanhã cedinho. Depois de Carneiro não vou mais reclamar por ter de acordar às 5h30. Aliás, aproveitando essa energia boa, escolha abaixo uma das provas para baixar seu pace nos próximos meses:

AGENDA:

24/04 – Circuito da Longevidade em Belo Horizonte

01/05 – Circuito da Longevidade em Porto Alegre

01/05 – Corrida do Trabalhador Sindeepres (Parque do Carmo)

08/05 – Corrida do Graacc em São Paulo (Parque do Ibirapuera)

14/05 – Meia Maratona Beach Park – Aquiraz-CE

05/06 – Circuito da Longevidade em Salvador

11/06 – Circuito Night Race em Piracicaba/SP

19/06 – Circuito da Longevidade em Marília/ SP

Tudo o que sabemos sobre:

Circuito da Longevidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.