Edo Era Tribute Pack é feito com materiais reciclados

Edo Era Tribute Pack é feito com materiais reciclados

A nova linha da ASICS usa poliéster reciclado feito de garrafas PET

SILVIA HERRERA

30 de junho de 2020 | 10h41

A Edo Era Tribute Pack, nova linha da ASICS, apresenta modelos da categoria SportStyle – para o dia a dia – e de corrida, com o tênis Gel Quantum 90, fabricados com poliéster reciclado feito a partir de garrafas PET. Toda a coleção fica disponível no e-commerce da ASICS, a partir de 6 de julho, com numeração do 34 ao 43, o tênis custa  R$ 799,90.

Asics investe em linha ecológica

Para o cabedal dos Gel Quantum, modelo que prima pelo amortecimento, a ASICS imprimiu símbolos gráficos (veja abaixo) que incorporam uma combinação de dois estilos de letras da Era Edo, em memória à inspiração desse período. Um estilo de letras é yose moji, normalmente usada para pôsteres e folhetos. O outro é o kakuji, um estilo de caractere quadrado e grosso, que geralmente aparece em pedaços de papel que os adoradores costumavam postar nos portões de santuários e templos. Ainda com foco em sustentabilidade, as caixas de tênis sustentáveis ​​serão utilizadas gradualmente a partir de julho de 2020, sendo totalmente substituídas em 2021, reduzindo assim as emissões anuais de CO2 da ASICS em aproximadamente 1.200 toneladas.

Estampa combina estilos de letras da Era Edo

A coleção reforça o comprometimento da marca japonesa quando o assunto é sustentabilidade, valorizando as práticas ecológicas do Período Edo no Japão, entre os séculos 17 a 19. Edo é um dos mais importantes fases da história Japonesa e também é o antigo nome região onde se estabeleceu a capital Tóquio que conhecemos atualmente. Foi durante esse período que a reutilização e a reciclagem foram parte integrante da vida no Japão – as pessoas viam tudo como um recurso valioso, desde roupas velhas e papel usado até panelas gastas, itens de cerâmica quebrados e pingos de cera de vela.

Edo Era Tribute Pack vai de acordo com o compromisso da ASICS com a sustentabilidade em vários aspectos de seus negócios. A parte superior de todos os modelos empregam fibras de poliéster recicladas feitas de um total de cerca de 300.000 garrafas PET. Essa novidade representa o primeiro passo da ASICS em direção ao uso de 100% de fibras de poliéster recicladas em todas as suas partes superiores dos calçados até 2030, para ajudar a combater as mudanças climáticas. Além do menor uso de materiais, também houve a troca de tintas à base de óleo para tintas à base de água que acabam rendendo muito mais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: