Confira os sucos para hidratação

Confira os sucos para hidratação

SILVIA HERRERA

25 Outubro 2018 | 10h10

Saiba como um suco pode impactar positivamente no seu treino de corrida de rua. #hidratação #nutrição #corridaderua #blogcorridaparatodos

Nas prateleira já há sucos diferentes, com ativos de pimenta murupi, maca peruana e os mais tradicionais que contém guaraná e açaí.  A nutricionista Simone Lima, que presta assessoria científica para a Puro+ (fabricante de sucos) explica que quando fazemos exercícios físicos, o organismo utiliza os macronutrientes da dieta como fonte energética.
De um modo geral, ‘o tipo de combustível’ que será utilizado, dependerá da intensidade e duração da atividade. “Fisiologicamente, a via glicolítica é a primeira opção do organismo, ou seja, nosso organismo prefere utilizar fontes de carboidratos como pães, tubérculos, massas, como fonte de energia. Desse modo, antes e durante (em atividades acima de uma hora), é indicado abastecer nosso organismo para que o desempenho esportivo não seja prejudicado. Uma forma prática e eficaz de fazer isso é utilizar sucos de frutas e vegetais naturais e de preferência prensados a frio e orgânicos”, explica.
Simone ressalta os benefícios dos produtos orgânicos, já que ao utilizar um alimento orgânico você deixa de ingerir substâncias que prejudicam seu organismo, como os agrotóxicos. “Você sabia que no Brasil utiliza-se 200 vezes mais substâncias químicas na lavoura que na União Européia? Essas substâncias além de ser consideradas como potencial carcinogênicos, ainda podem alterar seus hormônios, e a longo prazo, prejudicar seu rendimento físico. Já a técnica de prensagem a frio preserva enzimas, assim como vitaminas e minerais presentes naturalmente. A associação de um alimento orgânico prensado a frio garante menos substâncias tóxicas para o organismo e um melhor aproveitamento de suas vitaminas e minerais. Desse modo fazer uso de suco garante uma rápida absorção pelo organismo, e se ele preservar as vitaminas naturais, estas também serão absorvidas”, argumenta a nutricionista.

No entanto, ela explica que algumas pessoas não metabolizam bem a frutose ou tem problemas com ingestão de carboidratos como por exemplo diabéticos, podem ter restrição de uso. “Outro fator que precisa ser considerado é seu gasto energético, cuidado para não ingerir mais do que o necessário, pois isso pode acarretar em diversos danos à saúde. O fato é que precisamos de equilíbrio em tudo, todo excesso poderá prejudicar, seja em massas, carnes, pães, doces ou até mesmo sucos”, pondera a especialista.

Agora se você está ‘saudável’ e não tem restrição quanto ao uso de frutose ou carboidrato, faz atividade física regularmente e quer melhorar seu desempenho em uma maratona, por exemplo, a dica é fazer uso de produtos vasodilatadores, como beterraba, uva ou melancia. “Eles melhoram o fluxo sanguíneo e fazem com que mais combustível (oxigênio e nutrientes) cheguem aos músculos durante o exercício”, ensina a médica.

A Puro+ é uma empresa de sucos prensados a frio, que reúne 600 gramas de frutas, legumes, verduras e ativos funcionais da Amazônia em combinações exclusivas de alto valor nutritivo e medicinal. Dentre seus produtos, há uma combinação de sucos específicos para quem pratica atividades físicas – o kit atleta. Os sucos Energia, com os ativos guaraná e açaí, e o Estimulante, com pimenta murupi, são propícios para antes do treino, pois seus componentes nutricionais estimulam os níveis de energia e aumentam a taxa metabólica do organismo. E o Revitalizante, com maca peruana, para depois, pois através das combinações dos nutrientes, contribui para reposição de déficit de eletrólitos e líquidos. Uma opção para quem não tem tempo para comprar e preparar um belo sucão em casa.

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