Correr na areia exige preparo

Correr na areia exige preparo

SILVIA HERRERA

30 Outubro 2018 | 12h51

Quem for participar da Meia Maratona de Jeri, em 17 de novembro, ou outras corrida de rua onde há trechos em areia, deve tomar alguns cuidados. #maratona #corridaderua #dicas

O turismo ligado à prática de esportes já é uma tendência em todo o mundo e o Brasil vem ganhando destaque no setor. Viajar para um local paradisíaco, conhecer uma cultura diferente, experimentar novos sabores e além disso tudo, praticar o esporte que ama. Esse será o programa  das amigas Rosana França, Ana Cláudia de Souza e Sandra Schneider Donato para o feriadão da Proclamação da República e da Consciência Negra. Praticantes de corrida há cerca de um ano e meio, as três irão participar da Meia Maratona de Jeri, que acontece em 17 de novembro, nas praias e dunas de Jericoacoara (CE). “Correr nesse lugar maravilhoso vai ser emocionante pra nós. Temos a oportunidade de conhecer um paraíso, cuidar da saúde e descansar”, comenta Sandra.

De acordo com a educadora física Bruna Mahn, uma meia maratona já é uma prova desafiadora e, na praia, a dificuldade aumenta muito. Isso porque a areia é o terreno que mais exige da musculatura, o que requer cuidados especiais. “É necessário fazer uma preparação específica com treinos de força. O ideal mesmo é que os treinos sejam na areia, que oferece um estímulo que, muitas vezes, o corpo não está habituado, melhorando o rendimento na hora da prova”, esclarece.

Bruna, que também é atleta e participa de provas representando a Noblu Sports, organizadora da Meia de Jeri, explica que a corrida na praia tem  características bem diferentes da de rua  que devem ser observadas pelos corredores, principalmente os iniciantes. “Quando se corre na rua a força exercida no chão impulsiona o atleta para frente. Na areia isso não acontece. O impacto é absorvido e a força que deve ser exercida para o deslocamento é muito maior,” finaliza.

Comecei a correr na praia. A  pegada é bem diferente mesmo. Areia fofa é um superdesafio, cada passada uma vitória. Mas faz um bem danado. Na areia dura é tranquilo. Mas o que gosto mesmo é correr descalça na beira do mar… Mas aí só em treinos e com a situação atual das nossas praias o perigo é pisar em latinhas e palitos….

Preparação bem feita, é hora de arrumar as malas! Na bagagem, a atleta ressalta que  não podem faltar um par de tênis leve e meias específicas para corrida. Na hora da prova, é importante se concentrar no percurso e não se preocupar com o seu ritmo na corrida.

Organizada pela Noblu Sports – Marketing Esportivo, com apoio com a Secretaria de Turismo e o Governo do Estado do Ceará, a Meia Maratona de Jeri será realizada em 17 de novembro, em Jijoca de Jericoacoara. A prova conta com duas modalidades, 21K e 10K . Para que os atletas apreciem o entardecer espetacular de Jericoacoara, a largada será às 15h, na Avenida Beira Mar. As inscrições vão até 15 de novembro, exclusivamente, pelo site da prova.

 

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