Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Um anjo chamado Sabrina

 

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

Faça como Sabrina, entre para o time que está ajudando na descoberta da cura da lesão medular espinhal, a próxima vítima pode ser qualquer um de nós. Participe da corrida beneficente Wings for Life World Run, da fundação de mesmo nome, que arrecada fundos para pesquisas para descobrir a cura para esta condição incapacitante.

 Foto: Estadão

A corrida é global, acontecerá simultaneamente em 34 cidades em 7 de maio, às 8h. Não há distância pré determinada nem linha de chegada, a corrida só termina quando o carro da organização ultrapassa o participante. No Brasil será em Brasília. "Este ano há uma novidade, é possível participar de qualquer lugar correndo com o aplicativo", conta Sabrina Ferri, tetraplégica desde 2008.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Há nove anos, a gaúcha estava curtindo na Praia do Rosa (Imbituba-SC), feliz da vida brincando no balansurfer, espécie de balanço para surfistas, quando caiu. Ela desmaiou na hora e em um segundo a vida dela mudou radicalmente. Perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo. "Muita gente confunde lesão medular com câncer de medula óssea, o câncer tem uma possibilidade de cura, a lesão não. A lesão é uma condição incapacitande quando há fratura de alguma vértebra", explica.

Sabrina faz parte de um grupo de vítimas da lesão medular que pesquisa tudo sobre o assunto e difundem o tema. É o Cure Girls, formado por mais duas inglesas e três italianas. Elas mantêm um blog de mesmo nome, no qual divulgam tudo sobre a possibilidade de cura da lesão medular. "Sou muito realista, a cura ainda vai demorar bastante, talvez eu nem a veja, as pesquisas são caríssimas, mas ações como esta da Wings divulgam bem o assunto e cada vez mais gente poderá se interessar e ajudar. Participando de ações como esta quero que os filhos dos meus sobrinhos não passem por isso que estou passando agora", destaca Sabrina.

 Foto: Estadão

A primeira edição da Wings for Life World Run foi realizada em 2014. Um ano antes, ela assistiu o primeiro vídeoconvidando todos para correr pela cura da lesão medular em um evento que aconteceria simultaneamente em 34 países. "Eu me encontrei ali, naquele momento, tipo amor à primeira vista, sabe? Aquela era a minha causa e eu tinha o dever de correr por mim e mais 3 milhões de pessoas que estão em uma cadeira de rodas", conta.

Publicidade

 Foto: Estadão

Sabrina foi escoltada por 22 amigos em Florianópolis, primeira edição da prova. "Foi muito emocionante, tinha um menino com paralisia cerebral passou por mim com sua mãe e como corro com "asas", o menino começou a me chamar de anjo!", lembra.

Este ano, Sabrina vai participar pela quarta vez, vai com várias amigas cadeirantes, as meninas que fazem fisio com ela, amigas de São Paulo e amigos de Brasília, onde vários grupos de corrida de rua já se engajaram pela causa. "Muita gente me pergunta em como pode ajudar, essa é uma forma, quanto mais gente correr melhor", observa.

Sabrina já está pensando na edição 2018. Quer "correr" a Wings junto com as outras meninas do CureGirls na Europa. Bem que algum patrocinador poderia levá-la. #redbulllevasabrinapramilão #corridaparatodos #wingsforlife #

Wings For Life World RunData/Horário: 7 de maio de 2017, a partir das 8h (horário de Brasília)Local: Brasília (DF)Preço: R$ 125Inscrições:https://registration.wingsforlifeworldrun.com/br/pt_br/brasilia/single#/participant

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.