Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Duplo recorde mundial em Valência: 5 mil e 10 mil metros

Joshua Cheptegei baixou a marca dos 10 mil metros e Letesenbet Gidey, dos 5 mil

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

Duplo recorde mundial no Estadio del Turia, durante NN Valencia Record Day, evento realizado nessa quarta-feira, 7 de outubro, na cidade espanhola. O atleta de Uganda Joshua Cheptegei baixou em 6 segundos a marca anterior, finalizando os 10 mil metros com o tempo de 26:11:00. Nos 5 mil metros feminino, a etíope Letesenbet Gidey estabeleceu a nova marca mundial dos 5 mil metros:  14: 06:62.

Joshua Cheptegey bateu 3 recordes mundiais em 2020 Foto: Estadão

Este foi o terceiro recorde mundial de Cheptegei este ano. "Com essa vitória quero inspirar meu povo, em Uganda, e dar alegria a todas as pessoas", disse o atleta no final da corrida. Ele explicou que tem tomado muito cuidado para não se contaminar com o coronavírus e que ninguém pode se descuidar.

Letesenbet Gidey é da Etiópia Foto: Estadão

Gidey  tirou quase cinco segundos do recorde mundial anterior de 5. 000m, estabelecida pela também etíope Tirunesh Dibaba em Oslo, há 12 anos. E Cheptegei  quebrar a marca de Kenenisa Bekele de 26: 17,53, estabelecida em Bruxelas em 2005. Nesse tipo de prova, leds verdes marcam o ritmo do recorde a ser batido,  assim o atleta e a público visualizam de imediato o desempenho. Na metade da prova Cheptegei já corria à frente dos leds verdes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.