Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Eletroestimulação muscular, o treino do futuro

O ator Ricardo Pereira inclui a prática em seus treinos para a Meia Maratona de Lisboa

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

O ator Ricardo Pereira, o Almeida de "Éramos 6",  tem investido em treinos com eletroestimulação muscular (EMS) para aumentar sua performance, com o objetivo de correr a Meia Maratona de Lisboa, marcada para o dia 22 de março. Sabrina Sato e outros famosos também incluíram essa prática na rotina de treinos. A convite da Miha, líder global de equipamentos de EMS, fomos testar a novidade, já apelidada de "treino do futuro". #EMS #treinamento #BlogCorridaParaTodos

Equipamento alemão de EMS Miha Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A primeira prova científica que o estímulo elétrico favorecia o fortalecimento muscular foi do médico italiano Luigi Galvani, no século 18. Em meados do século 20, os fisioterapeutas da ex-URSS começaram aplicar o método, que já era indicado para recuperação de lesões, para melhorar a performances dos atletas do bloco soviético. Há estudos que com isso, os atletas tiveram um ganho muscular na casa dos 40%. Nos EUA, o método é permitido, desde que com indicação médica e com supervisão de profissional habilitado nos seguintes casos: relaxamento de espasmos musculares, atrofia muscular, aumento da circulação sanguínea, imediata estimulação pós-cirúrgica dos músculos da panturrilha, prevenção de trombose, promover amplitude dos movimentos. O FDA não reconhece o método para emagrecimento.

A EMS,  realizada com os aparelhos da Miha, é uma forma de ativação muscular que recria o movimento natural o sistema nervoso por meio de estímulos elétricos. A tecnologia desses aparelhos foi desenvolvida em 2007, na Alemanha. No Brasil, onde chegou em 2016, já conquistou mais de 120 estabelecimentos parceiros, espalhados pelas cinco regiões do país. É utilizada no esporte de alto rendimento, por grandes nomes da medicina e treino esportivo, além de atletas como Rafael Nadal. Fui conhecer o EMS num studio em São Paulo. Logo na entrada já me avisam que 20 minutos desse treino equivalem a duas horas de musculação e para não fazer musculação nos próximos dias. Recebo um traje apropriado, uma segunda pele e um macaquinho de neoprene e me indicam o vestiário.

Studio E-Boby na Alameda Lorena, nos Jardins Foto: Estadão

Presente em 55 países, no Brasil os equipamentos da Miha  tem certificado da Anvisa e do Inmetro e  já se tornou o queridinho dos famosos, dos ultramaratonistas e triatletas. O Ricardo faz  EMS há dois anos e corre há mais de duas décadas. O ator português treina com a personal Aninha Kurban, que utiliza os aparelhos da Miha. Ele até corre na esteira fazendo EMS.

Ricardo Pereira treina uma vez por semana com EMS Foto: Estadão

Aninha explica que nas últimas duas semanas, eles estão seguindo uma planilha de corrida, na qual correm três vezes por semana, mais um dia de musculação e um dia de EMS. "O treino com EMS tem como principal objetivo o fortalecimento muscular do corpo todo, mas focamos bem no core e em exercícios de estabilidade articular. Na potencia máxima, a EMS pode contribuir para um aumento de até 30% na performance do atleta. E temos como prioridade, que Ricardo, que vai correr a meia com a esposa, termine bem a meia maratona, de maneira confortável e sem lesões. O Ricardo pretende correr os 21km ao lado da Francisca, puxando o ritmo da corrida, um apoiando o outro, com um tempo de 2 horas", conta Aninha.

Publicidade

"Amo correr, já fiz várias meias, 15K, 10K, 5K. A corrida tem um lado muito libertador. Mas gosto de dividir a corrida com outras modalidades, como surfe, futebol, muay thai, boxe, bike, EMS, musculação, funcional , spininng, sempre diversificando. Acho que é mais equilibrado para o corpo e mais saudável praticar várias modalidades distintas. E a EMS é muito importante como complemento. É um treino muito importante e eficaz", atesta.

Ricardo Pereira e Aninha Kurban Foto: Estadão

Vitor Dutra Morigge, educador físico, explica que a EMS trabalha com fortalecimento e resistência muscular. "É uma atividade de baixo impacto, que não vai sobrecarregar as articulações, que devem ser preservadas para o melhor desempenho na corrida. E também ativa as fibras brancas e vermelhas dos músculos, dando mais resistência e eficiência aos corredores", destaca. Ele acrescenta que o método é um ótimo preventivo de lesões. E para quem já tem lesões anteriores, como condromalacias, melhora o tônus da musculatura que dará melhor suporte aos joelhos. No entanto, a EMS não pode ser realizada por portadores de marca-passo, gestantes, pacientes com câncer.

Todas as cintas do traje de EMS são molhados antes da aula pelo professor Foto: Estadão

A máquina do EMS tem dois protocolos: fortalecimento e metabólico. "No fortalecimento utilizamos  85 hertz e no metabólico, 7 hertz. O metabólico gera contrações e relaxamentos, que estimula a capacidade cardiovascular", acrescenta. A roupa é bem justa. E o professor molha os locais onde a corrente será transmitida aos músculos. Durante o treino, que dura 20 minutos, serão estimulados 300 músculos - o corpo humano tem 650 músculos. Como nosso corpo é formado por 70% de líquidos, a corrente consegue atingir quase metade da musculatura. São dois alunos por sessão. Cada um ligado a uma máquina. O professor dá duas bolas de borracha para cada um. Todos os execícios que fizemos foram segurando essas bolas.

Ricardo Pereira treina com EMS para se preparar para a Meia Maratona de Lisboa Foto: Estadão

Fizemos agachamentos, afundo, pulos, polichinelos, alongamentos. Você faz o movimento quando recebe a estimulação. Não é choque, disseram que o aparelho é 100% seguro. É como aquela estimulação da fisioterapia, só que no corpo inteiro e durante atividade. Gostei bastante. O professo vai aumentando a potencia até você pedir para diminuir. Senti que realmente mexeu por dentro do corpo inteiro, principalmente core e glúteos. Você já vê o resultado, da melhora do tônus muscular assim que retira o traje.  No outro dia pulei a musculação e senti os efeito no meu corpo durante duas semanas.  Realmente vale a pena experimentar. No studio que fiz o teste, a sessão de 20 minutos custa R$ 150.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.