Etíope vence a 94º Corrida Internacional de São Silvestre

Etíope vence a 94º Corrida Internacional de São Silvestre

SILVIA HERRERA

31 de dezembro de 2018 | 10h26

Belay Tilahun Bezabh é o campeão da corrida de rua mais popular do Brasil, realizada neste 31 de dezembro, na região da Avenida Paulista. O melhor brasileiro a cruzar a linha de chegada é Giovanni dos Santos, em oitavo lugar na Corrida Internacional de São Silvestre.#SãoSilvestre #CorridadeRua

“Mais uma São Silvestre graças a Deus, quase alcancei o sétimo. A torcida junto comigo na subida da Brigadeiro, me aplaudindo, como seu fosse o primeiro”, disse Giovanni dos Santos que sonha com o lugar mais alto do pódio desta prova e é patrocinado pela marca esportiva chinesa 361. Em segundo chegou Dawitt Admasu, bicampeão da prova: “Treinei por seis meses, sinto-me  bem e espero um bom resultado. Estou pronto para isso. Aliás, o mais importante é estar aqui, um país que gosto muito e que tem me dado bastante apoio”, declarou o etíope, que agora defende as cores do Bahrein. É a quarta vez que ele participa da São Silvestre e a segunda que chega em segundo. Aliás, o campeão deste ano foi o vice do ano passado. Bezabh agradeceu o técnico e o povo brasileiro logo após a chegada.

No feminino venceu Sandrafelis Tuei, 20 anos, do Quênia. Em segundo Pauline Kamulu – que liderou a prova por 14km, sendo ultrapassada no fim da subida da Brigadeiro. Logo após a chegada, Sandrafelis estava extremamente feliz com o resultado, o seu recorde pessoal nos 15km – 50:02 – que abrirá várias portas para sua carreira como fundista. A melhor brasileira também chegou em oitavo lugar, Jennifer Nascimento Silva, atleta do Esporte Clube Pinheiros. O último brasileiro a vencer foi Marislon Gomes dos Santos, em 2010.

Tanto no masculino, como no feminino, os cinco primeiros são atletas africanos. No total, participaram 30 mil corredores de rua, 210 deles  de 41 países. Dez mil são paulistas e o restante de todas as partes do país.

Pódio Masculino

1) Belay  Bezabh (Etiópia), 45min 03seg

2) Dawitt Admasu (Etiópia), 45min06seg

3) Amdework Tadese (Etiópia)

4) Emanuel Gisamoda (Tanzânia), 45 min23seg

5) Maxwell Rotich (Uganda), 45min04seg

8) Giovani dos Santos (Brasil), 46min38seg

Pódio Feminino

1) Sandrafelis Tuei (Quênia), 50min02seg

2) Pauline Kamulu (Quênia), 50min19seg

3) Mestawut  Truneh  (Etiópia), 58min 45seg

4) Ester Kakuri (Quênia), 52min47seg

5) Birthukan Almu (Etiópia), 53min06seg

8) Jenifer da Silva (Brasil), 54min05seg