Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Laurindo Nunes irá participar da Comrades, a mais antiga ultramaratona do mundo

Competição de 89km é realizada na África do Sul desde 1921

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

A Comrades Marathon é a ultra mais antiga do mundo, tem cerca de 90km em aclive, da prefeitura de Pietermaritzburg até o  Moses Mabhida Stadium, em  Durban, na África do Sul. Essas duas cidades pertencem à província de KwaZulu-Natal e a população enche as ruas, fazendo uma torcida incrível. A primeira edição foi em 1921, com 34 participantes, sendo que apenas 14 cruzaram a linha de chegada. Tem ano que a corrida desce, como este, e em outros o percurso é no sentido inverso, subindo. A próxima edição da "Corrida dos Heróis", um de seus apelidos, será dia 28 de agosto, feriado lá, e entre os inscritos está o fundista brasileiro Laurindo Nunes, atleta da FILA, que concedeu entrevista exclusiva para o Blog Corrida para Todos.

Laurindo Nunes treinou bastante e está preparado para entrar na história da Comrades Marathon  

PUBLICIDADE

Laurindo éreferência no esporte e, atualmente, se dedica em provas de rua, onde vem conquistando ótimos resultados. Em 2014 terminou na sexta colocação no Circuito Caixa de corridas de rua, o maior Brasileiro, que é organizado pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). Laurindo é tricampeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB'S), títulos conquistados em (2014,2015 e 2016). Em 2017, o atleta demonstrou que tem condições de obter o índice Olímpico ao vencer a São Paulo City Marathon, com a marca de 2:20:09; encerrando assim na quarta colocação do ranking brasileiro de maratonas. Com foco em seu desempenho, o atleta contribui ativamente no desenvolvimento dos calçados esportivos da FILA, para diferentes modalidades do running.

Laurindo vai embarcar para a África do Sul dia 22 de agosto.  O recorde masculino da Comrades é 5:18:19, estabelecido por David Gatebe (África do Sul), e o brasileiro treinou para finalizar em 5:40:00, o que já lhe garante uma colocação entre os dez primeiros. Nunca um brasileiro venceu a Comrades, quem chegou mais perto foi a ultramaratonista Maria Auxiliadora, que foi 4ª em 1999; e 5ª em 2001.

Edição 2022 da Comrades Marathon será descendo 89.885 metros. Foto Comrades Marathon.  

Por que a Comrades?

Laurindo Nunes - Eu escolhi a Comrades pela história da prova, toda tradição e rituais de largada, pelo envolvimento da população. A  cada vídeo que assisto sobre a prova, mas eu quero viver essa experiência, além do desafio de tentar algo novo, sentir o frio na barriga em cada treino, o que me fez evoluir ainda mais como atleta.

Publicidade

É a primeira vez? Qual a expectativa com a prova, uma das mais duras do calendário?

Laurindo Nunes  - Essa será minha primeira vez na Comrades e será minha primeira em ultramaratona oficialmente. Minha expectativa é correr essa dura prova entre 5 horas e 40 min a 5 horas e 50 minutos. E assim me tornar o primeiro brasileiro homem a ganhar a medalha de ouro, que é dada para os 10 primeiros colocados. E assim me juntar a nossa grande Maria Auxiliadora, nossa única medalhista na Comrades do Brasil.

Como estão os treinamentos?

Laurindo Nunes  - A ultramaratona, para mim e meu treinador Antônio Donizete Horbach, é algo novo. Então estudamos muito os principais nomes da modalidade, atletas da atualidade e os que já fizeram história, caso do nosso grande Valmir Nunes recordista mundial dos 100 km. Os treinos foram duros e exaustivos, mas consegui me adaptar aos volumes, até o momento percorri mais de 4100 km e me sinto preparado para percorrer os 89 km da Comrades 2022.

Quais os principais desafios para quem pensa em incluir a Comrades como uma das metas?

Publicidade

Laurindo Nunes  - O primeiro é uma boa gerência do tempo, os treinos demandam muito tempo, tanto em corrida quanto em fortalecimento para preparar a musculatura para a distância. Uma outra parte importante é a mental, criar um sentido para tudo isso é fundamental pois são quase 90 quilômetros.

PUBLICIDADE

Com qual tênis você vai correr lá, e por que?

Laurindo Nunes - Estarei com dois modelos, o Fila Float Maxxi, que o tênis que mais me acompanhou nessa preparação -  percorri mais de 2100 quilômetros com modelo. Ele é o tênis perfeito para esse tipo de prova, trazendo amortecimento, retorno de energia além de muita estabilidade e conforto. Além disso,  esse tênis me traz muita segurança para esse desafio de percorrer quase 90 quilômetros. A minha segunda opção será FILA Racer Carbon, em caso de chuva, com cabedal mais leve, retendo menos água e aliado com placa de carbono, que traz mais propulsão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.