Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Maratona Sub 2 - capítulo 2

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

O Grande Prêmio da fórmula 1 começa 26 de março na Austrália, mas a terça-feira (7/3) foi bem agitada em outro circuito, o de Monza, na Itália. É que o local foi escolhido para a tentativa de quebra de recorde de outra modalidade - da maratona - para 01:59:59, ou seja baixar em quase 3 minutos a marca atual (02:02:57).

 Foto: Estadão

A Nike levou um exército para mostrar para a imprensa os motivos para a escolha do local (a data da tentativa será definida em breve e deve ocorrer até junho deste ano) e que o modelo de calçado que está sendo desenvolvido, o Nike Zoom Superfly Elite, pode aumentar em até4% a performance do atleta, por conta de sua nova entressola com fibra de carbono posicionada geometricamente, que atenuaria a energia perdida nas passadas; entre outras inovações. Segundo o The Guardian, o modelo foi patenteado há um e a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) vai se posicionar em duas semanas, em um encontro em Zaragoza (Espanha), se correr com esse protótipo e outros de outras marcas que também prometem o mesmo seria ilegal ou legal.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os fundistas escalados pela Nike são Eliud Kipchoge, Lelisa Desisa e Zersenay Tadese. Ontem correram no circuito, que tem asfalto impecável, com alguns pacers - um pelotão em formato de diamante. Correram a metade da maratona, 21k. Como cada volta tem 2,4km e eles correram 17,5 voltas, assim facilitando a hidratação e a observação do desempenho dos atletas pelo time de profissionais que estão envolvidos no projeto. O clima estava ameno, com 12 graus centígrados e pouco vento. Kipchoge foi o mais rápido com 59:17 ou 59:18 - segundo a Track&Field News. Apenas a título de comparação, o recorde mundial dos 21k é de 58:23 (2010).

O nome do projeto da Nike é Breaking 2. Se for quebrado o recorde, a IAAF deve ratificar a marca, mas ainda é uma incógnita se será oficializado, já que não será feito em uma maratona certificada pela federação.

 Foto: Estadão

Também no evento, a marca mostrou três novos modelos para corridas de longa distância que devem chegar em junho nas lojas em todo o mundo: Nike Zoom Vaporfly 4%, Nike Zoom Fly e Nike Air Zoom Pegasus 34.

Publicidade

A Nike corre contra o tempo, já que outra marca propôs o mesmo desafio. #CorridaParaTodos #DesafioMaratonaSub2

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.