Ruth Chepngetich quebra o recorde mundial da meia-maratona

Ruth Chepngetich quebra o recorde mundial da meia-maratona

Queniana venceu com folga em Istambul

SILVIA HERRERA

04 de abril de 2021 | 19h15

Este domingo de Páscoa teve sabor de vitória para a fundista Ruth Chepngetich.  Dezoito meses depois de conquistar o mundial da maratona (42 km), ela quebrou o recorde mundial da meia-maratona. Baixou o tempo para 1:04:02 na Meia Maratona de Istambul, onde mora a queniana, que é uma das favoritas para o título da maratona olímpica.

    Ruth Chepngetich baixou em 28 segundos o recorde mundial

A prova contou com fortes oponentes, entre elas Brigid Kosgei (atual recordista da maratona). Mas era o dia de Ruth que correu sozinha os últimos 3kms e venceu com 38 segundos de folga da segunda colocada – Yalemzerf Yehualaw.

“Sonhava em quebrar o recorde mundial da meia-maratona e estou muito feliz de ter sido nas ruas de Istambul, minha cidade “, declarou a campeã.  Com este feito ela é a segunda atleta na história a conseguir vencer o mundial da maratona e quebrar o recorde da meia. A primeira foi a norueguesa Grete Waitz.

A nova marca de Ruth, que é sua própria treinadora, é 28 segundos mais baixa que a anterior, estabelecida no ano passado pela etíope Ababel Yeshane.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.