Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

São Silvestre: queniano ultrapassa líder no último segundo e quebra recorde

Jacob Kiplimo não olhou pra trás e Kimbiwott Kandie “surgiu” e venceu com um segundo de diferença

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

No último dia do ano, a chegada da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre foi emocionante. O líder da prova Jacob Kiplimo (Uganda-Nike) 19 anos, viu R$ 92 mil escaparem pelos dedos. Quando ele já sorria para cruzar a linha de chegada na Avenida Paulista, Kibiwott Kandie (KEN-Adidas) o ultrapassou! Os dois bateram o recorde da prova!

Kibiwott ultrapassa líder da São Silvestre na linha de chegada Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Kibiwott completou os 15Km em 42:59 e Kiplimo, em 43min cravados! O recorde era 43:12, estabelecido em 1995 por Paul Tergat.Aos 23 anos e estreante na prova, Kibiwott comemorou o resultado. "Vim junto com o Jacob o percurso todo, e na Paulista, quando vi que a chegada estava perto, achei que realmente dava para alcançá-lo, acelerei o passo, e pensei tenho que ganhar.' Eu o ultrapassei e logo cruzei, conquistando a vitória. Estou muito feliz", comemorou o queniano.

No feminino a queniana Brigid Kosgei, recordista mundial da maratona, liderou absoluta, terminando com a marca de 48:54. "Fiquei muito feliz por esse resultado. Gostei da prova e do público aplaudindo e me incentivando ao longo do percurso. Apesar de uma certa tranquilidade, vim ditando um ritmo forte, desde a largada", comemorou a campeã.

Brigid Koshei liderou a São Silvestre de ponta a ponta Foto: Estadão

O brasileiro melhor classificado foi um atleta de Bauru, interior de São Paulo. Daniel Ferreira do Nascimento, 21 anos, chegou em 11ºcom a marca de 46:32. E no feminino Graziele Zarri chegou também m 11º lugar. Ela é atleta do Esporte Clube Pinheiros.

Trinta e cinco mil pessoas participaram da corrida de rua mais popular do Brasil, que contou com a presença de 41 países.Sendo 66% homens.

Publicidade

 

Pódio

Masculino

1 Kibiwott Kandie (KEN) 42:59 2Jacob Kiplimo (UGA) 43:00

3. Titus Ekiru (KEN) 43:54 4 Geoffrey Kipchumba (KEN) 45:10 5 Joseph Panga (TAN) 45:33

Feminino 1 Brigid Kosgei (KEN) 48:54 2 Sheila Chelangat (KEN) 50:10 3 Alem Nigussie (ETH) 50:12 4 Pauline Kamulu (KEN) 50:28 5 Delvine Meringor (KEN) 50:51

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.