Vida longa aos corredores

Vida longa aos corredores

SILVIA HERRERA

26 Janeiro 2016 | 08h00

Parque da Independência, em SP

Parque da Independência, em SP

O que Jovina, Hélio, Antônio e Pedro têm em comum? Todos já passaram dos 65 anos, esbanjam disposição e todo domingo batem cartão nas corridas e caminhadas, como a 14ª etapa do Circuito da Longevidade, que aconteceu no domingo, 24 de janeiro, na capital paulista.

Do alto dos seus 94 anos, dona Jovina começou a correr há 40 anos. De aspecto frágil e voz doce, ela enfrentou as ladeiras da região do entorno do Parque da Independência caminhando os 3 km. “Eu adoro, faz muito bem para saúde”, dispara.

Dona Jovina

Dona Jovina

Mal o ano começou e Hélio Toller, 74 anos, e Antônio Lopes dos Santos, 87 anos,  já completaram a terceira corrida do ano. Antônio correu os 6km e ficou em primeiro na sua faixa etária.  “Fiz em 40 minutos”, explica o campeão que corre desde que se aposentou há 26 anos. “Queria manter a forma e decidi fazer caminhadas longas, depois comecei a correr”, lembra Antônio, que nunca mais descalçou os tênis.  “No ano passado fizemos 45 provas e em 2012, 52”, conta Antônio, mineiro de Diamantina há 60 anos morando em São Bernardo do Campo. “Não tem dinheiro que pague participar das corridas de ruas, é muito bom mesmo”, incentiva Hélio, que ficou em segundo na sua faixa etária.

Antonio correu 45 provas no ano passado

Antonio correu 45 provas no ano passado

Na etapa carioca, Pedro Menezes, de 78 anos, foi o corredor mais longevo. Ficou em quarto na faixa etária 76-79, mas levou o troféu por ser o mais idoso. Esporte é com ele mesmo. “Fui paraquedista do Exército, diretor de Clube de Escoteiros e ensinava para a meninada a como sobreviver na selva. “A criançada adora fazer rapel”, lembra Pedro que teve que diminuir o ritmo, por conta da idade, e trocou as aventuras radicais pela corrida, com o apoio e incentivo do filho.

“Hoje sou conselheiro do Clube de Escotismo e corro, quase todo dia perto de casa, em São Gonçalo. “Meu filho, Kedson Loura Menezes tem 49 anos e é meu treinador”, explica. Até a netinha corre, começou aos 7 anos. Mais, a filha é maratonista. “Ela mora em Manaus, se chama Karla Loura Menezes e é professora de Educação Física.  Pedro nasceu no Amazonas, descendente da Tribo Parintins, e se mudou para a capital fluminense aos 18 anos.  Para este ano, Pedro está treinando para baixar o pace para 6, 30 minutos.

Entre as feras da elite da prova paulistana, os africanos chegaram na frente no masculino: David Fidaku (Etiópia) em primeiro, com o tempo de 17:09; Willian Kibor (Quênia) com 17:15; e Joseph Tiophil Panga (Tanzânia) com 17:27. No feminino, Juliana dos Santos, esposa do grande Marilson dos Santos, chegou em terceiro lugar, com 21 cravados. Em segundo deu Tanzânia, representada por Natalia Elisante Sulle com 20:24; e venceu Carolyne Chemutai Komen do Quênia, com 20:16.

O Grupo Bradesco Seguros, que patrocina a prova, explica que o Circuito 2016 está sendo desenhado pelo marketing da seguradora e que será divulgado em fevereiro. A princípio vão manter as 16 etapas, mas com novidades. Sorte dos corredores, está prova não é cara, oferece etapas em todo o País, com bicicletário grátis, teste da pisada, avaliação física, camiseta de boa qualidade, medalha vistosa, hidratação bacana, aquecimento, alongamento e boa infraestrutura. No domingo, a tocha olímpica e os mascotes estavam por lá. Ah, prefira sempre ir de bike, transporte público ou táxi. Como não conheço direito o bairro do Ipiranga, acabei demorando muito para achar a rua, na qual estacionei meu carro. As ruas todas são muito parecidas. Fui salva pelo Waze, que marca o local exato que você estacionou,  e pelo Google Maps, que me indicou o caminho. A mesma sorte não teve um grupo de corredores, que encontrei quando está bem próxima ao meu carro. Nenhum dos cinco amigos lembrava o nome da rua que tinham estacionado o carro e já estavam andando a mais de uma hora. #ficaadica

Aula de zumba rolou após a caminhada

Aula de zumba rolou após a caminhada

Vida longa e próspera aos corredores!!!. #CorridaParaTodos