Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Websérie mostra corredores de rua que estão na linha de frente do combate à pandemia

Este projeto da Maratona do Rio faz parte da 5ª ‘Maratona com Arte’

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

Maratona do Rio lança #CorremosJuntos, websérie que conta a história de sete corredores de rua que são profissionais da saúde e atuam na linha de frente no combate à pandemia. Este projeto faz parte da 5ª edição da 'Maratona com Arte', que inclui ainda uma exposição em fevereiro para colorir a cidade com tênis gigantes grafitados em homenagem à luta dos agentes contra a COVID-19.

psicóloga Carol Vieira trabalha no atendimento à PMs com COVID-19 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Dividida em sete episódios, de aproximadamente sete minutos cada,  a série vai ao ar no site oficial da Maratona com Arte (www.maratonadorio.com.br/maratonacomarte) e no Instagram da Maratona do Rio (@maratonadoriooficial), retratando a história de cada um dos agentes de saúde que trabalham em plantões, ações com a comunidade, pesquisas científicas e atividades que possam aliviar os sintomas das doenças psicológicas causadas pela pandemia. Além da websérie, o projeto terá a exposição 'Maratona de Parede' que, em fevereiro, vai tomar a capital fluminense com tênis gigantes grafitados em homenagem aos mesmos profissionais.

Marcus Ferrassoli é biólogo e pesquisador Foto: Estadão

Em cada episódio da série #CorremosJuntos, o público vai conhecer um pouco mais da vida dos agentes, que nas horas vagas correm, seja para aliviar o estresse ou treinando para a Maratona do Rio, como a psicóloga Carol Vieira, que trabalha no atendimento à PMs com COVID-19 e que desenvolveram transtornos de ansiedade por medo da contaminação. Outros corredores que terão suas histórias retratadas na série sãoo biólogo e pesquisador Marcus Ferrassoli; os médicos Matheus Cabral e Dyego Waldeck, que estão vivendo o dia a dia da pandemia ao longo dos últimos meses no trabalho em UTIs e emergências, assim como a técnica de enfermagem que atua na UPA de Senador Camará. Completam a lista de homenageados a farmacêutica Iris Guia e a agente de saúde Miriam Alves.

Dyego Waldeck é médico e trabalha na UTI Foto: Estadão

Para a diretora de Marketing da Maratona do Rio, Fernanda Cozac, a homenagem é uma forma de agradecimento. "Muitos profissionais da saúde estão lidando diariamente com as dores causadas pelo coronavírus. Contar a história desses agentes da saúde, é uma forma de ressaltar a importância do trabalho deles para a sociedade e em nome de toda população, agradecê-los", explica. A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Bondinho Pão de Açúcar, Estácio e Movida, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Homenageados

Publicidade

Carol Vieira - Psicóloga É atleta amador e participou de diversas provas de corrida de rua desde 2012. Performance dos 21km, desde 2019 vem se preparando para correr sua primeira Maratona.

Matheus Cabral - Médico Trabalha como plantonista em emergência e terapia intensiva e começou a ter contato com a COVID-19 logo no início da pandemia, onde viveu plantões com os ânimos à flor da pele, muito comprometimento e exaustão. Desde jovem pratica artes marciais e corrida, mas sempre teve a corrida como um esporte secundário. Há cinco anos deu ênfase aos treinos e começou a participar de corridas amadoras. Participou de quatro meias maratonas e diversas corridas de curta e média distância.

Dyego Waldeck - Médico de urgência e emergência Técnica em enfermagem, trabalha na UPA Senador Camará e no hospital Memorial da Cruz. Está na linha de frente da COVID-19 e mora com filho e mãe. Seu filho é cadeirante e ela, que diz não ser atleta, começou um projeto pessoal de correr provas com ele.

Iris Guia - farmacêutica

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.