PUBLICIDADE

Iniesta é eleito o melhor da Euro 2012; veja a seleção do torneio

O maestro do meio de campo da seleção espanhola (Foto: AFP)

Por emanuel
Atualização:

Por ESPN.com.br

PUBLICIDADE

Muitos dizem que, se não fosse pela presença de Lionel Messi no Barcelona, o espanhol Andrés Iniesta teria sido escolhido o melhor do mundo por mais de uma vez. Na Eurocopa 2012, sem o argentino, o meia deu mais um argumento aos amantes de seu futebol e conquistou mais um título individual para o currículo: o de melhor jogador da competição. Na seleção dos 23 melhores, a Espanha conseguiu emplacar dez nomes.

ÁUDIO: Ouça tudo sobre a EurocopaGALERIA: Veja imagens da final da Euro 

Apesar de não ter balançado a rede nenhuma vez na Euro, o bom desempenho de Iniesta e de toda a Fúria na final deste domingo, contra a Itália, vencida por 4 a 0, fez a diferença. Assim como em 2008 e na Copa do Mundo de 2010 (quando marcou o gol do título sobre a Holanda), Iniesta foi decisivo com passes e assistências.

"Estou satisfeito com meu desempenho. O gol não é o principal no futebol. Não jogo para ganhar a Bola de Ouro. Quero ser feliz com meu futebol. Se as pessoas valorizam o que faço, fico feliz", disse.

Publicidade

Além de dez espanhóis (que não incluem Fernando Torres, artilheiro da competição), quatro italianos fazem parte da lista. O atacante Cristiano Ronaldo, de Portugal, foi um dos escolhidos. Veja a lista com os 23 eleitos pela Uefa à seleção da Eurocopa 2012:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Itália), Iker Casillas (Espanha) e Manuel Neuer (Alemanha).

Defensores: Gerard Piqué (Espanha), Fábio Coentrão (Portugal), Philipp Lahm (Alemanha),Pepe (Portugal), Sergio Ramos (Espanha) e Jordi Alba (Espanha).

Meio-campistas: Daniele de Rossi (Itália), Steven Gerrard (Inglaterra), Xavi Hernández (Espanha), Andrés Iniesta (Espanha), Sami Khedira (Alemanha), Sergio Busquets (Espanha), Mesut Özil (Alemanha), Andrea Pirlo (Itália), Xabi Alonso (Espanha) e David Silva (Espanha).

Atacantes: Mario Balotelli (Itália), Cesc Fàbregas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Zlatan Ibrahimovic (Suécia).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.