Apesar de pouco mencionada, Red Bull está mais que no páreo

29/VIII/12

PUBLICIDADE

Por liviooricchio
Atualização:

Livio Oricchio, de Francorchamps

PUBLICIDADE

Olá amigos!

Escrevo da Bélgica, ao lado do circuito de Spa-Francorchamps. Será daqui, dessa agradável residência no meio da linda cadeia de montanhas das Ardenas, e da sala de imprensa do autódromo, o chamarei assim, que trocaremos informações. Vim de carro a partir de Frankfurt. Enfrentei tráfego pesado na A3 nas proximidades de Bonn e Colônia e na A4 ao passar por Aachen. Para percorrer 350 quilômetros precisei de bem mais tempo do normal. Contando a breve parada para almoço em Bonn, foram 5 horas.

Sabe a temperatura agora, já 5 minutos da quinta-feira para mim, 19h05 de Brasília? 11 graus Celsius. E amanhã vai cair para 7 graus, à noite. Isso porque estamos no meio do verão. E pensar que em Nice, nesse momento, não está menos de 27, 28 graus, isso porque deu uma esfriadinha.

Ainda bem que tenho experiência com o GP da Bélgica e trouxe as roupas adequadas. Até um sapato adquirido na Itália e absolutamente impermeável, essencial aqui. Feio que dói, mas ao menos não fico com os pés encharcados na sala de imprensa.

Publicidade

Redigi o texto a seguir há instantes. Li tanta coisa sobre quem poderia vencer a corrida, domingo, aqui em Spa, nos últimos dias. A exemplo da maioria, também falei de McLaren, Lotus e pouco da Red Bull. Pois o tema agora é exatamente a equipe de Vettel e Webber. Amigos, os carros do Newey aqui costumam voar, hein? Coloque os dois pilotos entre os candidatos sérios à vitória. É prudente de nossa parte.

Abraços!

O texto:

O noticiário da Fórmula 1 nos últimos dias foi rico em projeções do GP da Bélgica. Os treinos livres no espetacular circuito de Spa-Francorchamps começam já amanhã. Para muita gente da própria Fórmula 1, diante da eficiência da versão do carro da McLaren apresentada na Alemanha, a equipe será um adversário difícil de ser vencido no fim de semana, conforme atesta a vitória de Lewis Hamilton na última corrida, na Hungria.

Outra candidata citada com frequência foi a Lotus, por conta da sua ascensão, ratificada com os dois pódios de Kimi Raikkonen, em Hockenheim e Hungaroring. Falou-se, também, do extraordinário retrospecto do finlandês na pista belga, vencedor em quatro oportunidades. Mas quase não se mencionou o time bicampeão do mundo, Red Bull, e da história do seu projetista, Adrian Newey, em Spa-Francorchamps. Pois seus pilotos, Sebastian Vettel e Mark Webber, podem e devem entrar nessa lista de sérios postulantes à vitória.

Publicidade

No ano passado, por exemplo, Vettel largou na pole position e recebeu a bandeirada em primeiro, com Webber logo atrás. Em 2010, Webber cruzou a linha de chegada somente 1,5 segundo depois do vencedor, Hamilton. E se o que estiver em questão para projetar a prova for o retrospecto dos diretores técnicos das equipes em Spa, a Red Bull pode tem boas chances de somar mais pontos que a concorrência. Desde que passou a ser o principal responsável pelos projetos das suas escuderias, em 1991, o engenheiro aeronáutico inglês colecionou sete vitórias no GP da Bélgica.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Os carros de Newey venceram em 1993 e 1994, com Damon Hill, de Williams, 1999, David Coulthard, 2000, Mika Hakkinen, 2004 e 2005, Kimi Raikkonen, todos de McLaren, e na temporada passada, com Vettel, de Red Bull. O fato de vários pilotos ganharem a corrida com seus projetos reforça a sua adaptação aos atuais 7.004 metros do circuito belga. "Aqui e em Silverstone a aerodinâmica conta muito e é a area onde concentro meus maiores interesses", disse Newey, ao Estado, em 2011.

O site oficial da Fórmula 1 informa que deve chover amanhã, mas sábado e domingo as possibilidades são pequenas. Fernando Alonso, da Ferrari, com certeza torce por pista molhada. A Ferrari é quem melhor aquece os pneus Pirelli nessa condição. A empresa italiana colocou a disposição dos pilotos em Spa os pneus duros e os médios, por causa das elevadas acelerações submetidas. Não são os preferidos da Ferrari.

Sobre Alonso, o austríaco Niki Lauda, três vezes campeão do mundo, hoje comentarista da TV alemã, enviou um recado aos seus adversários: "O momento é decisivo para Vettel e Hamilton. Têm de tirar pontos de Alonso em Spa e Monza (dia 9), caso contrário ele vai disparar na classificação do Mundial".

O piloto da Ferrari lidera o campeonato, depois de 11 etapas, com 164 pontos, seguido por Webber, 124, Vettel, 122, Hamilton, 117, e Raikkonen, 116.

Publicidade

Michael Schumacher, da Mercedes, celebra em Spa o seu GP de número 300. Foi na edição da prova de 1991 que iniciou sua trajetória monumental na Fórmula 1, tornando-se o líder em quase todos os rankings de desempenho da história, como os sete títulos mundiais, 91 vitórias e 68 poles.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.