As últimas novidades do mercado de pilotos

26/XI/13 São Paulo

PUBLICIDADE

Por liviooricchio
Atualização:

Hulkenberg e Perez na Force India, Maldonado na Lotus e Sutil na Sauber, isso foi o que se negociou em Interlagos

PUBLICIDADE

Os dias da Fórmula 1 em Interlagos foram pródigos quanto ao avanço nas negociações entre pilotos e equipes. No domingo à noite, por exemplo, os jornalistas alemães souberam através do empresário do alemão Nico Hulkenberg, Werner Heinz, que seu piloto acabara de assinar contrato com a Force India. Este ano disputou o campeonato pela Sauber. Monisha Kaltenborn, sócia e diretora do time suíço, não escondeu sua decepção com Hunkenberg e Heinz que saíram a público revelando o atraso no pagamento do salário.

Através de Heinz, também, a imprensa alemã foi informada que o companheiro de equipe de Hulkenberg, em 2014, será o mexicano Sergio Perez. Dispensado pela McLaren, Perez conseguiu o lugar na Force India graças à intervenção de Martin Whitmarsh, diretor do time inglês. A Force India tem um acordo de transferência tecnológica com a McLaren. A organização de Vijay Mallya deve importante soma em dinheiro a McLaren, estimada em 8 milhões de libras (R$ 32 milhões). O acordo estabelece que Mallya recebe Perez e não precisa mais pagar a dívida.

Outra informação que circulou no paddock de Interlagos à noite, sob chuva, foi que para a vaga de Hulkenberg a diretora da Sauber escolheu outro alemão, Adrian Sutil, que perdeu o lugar na Force India. E se Steban Gutierrez continuar sendo patrocinado pela Telmex, a empresa de comunicações de Carlos Slim, o jovem mexicano tem chances de renovar o contrato por mais uma temporada. Mas há outros candidatos com dinheiro também.

Isso porque o empresário de Pastor Maldonado, o francês Nicolas Todt, permaneceu no autódromo até tarde negociando com Eric Boullier, diretor da Lotus. Todt conversou com a Sauber também. Às 22 horas, a reportagem do Estado encontrou com Maldonado no paddock. "Vamos ver, mas acho que agora chegamos a um acordo final", disse o venezuelano, sem mencionar a escuderia. Mas sabe-se que era a Lotus e não a Sauber.

Publicidade

Havia dúvidas se Maldonado realmente poderia ir para a organização de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, este ano, porque a situação financeira da Lotus é bastante difícil. Há débitos importantes, não negados por seus sócios, Gerhard Lopez e Eric Lux. E a venda de 35% do time para o grupo Quantun não deve mesmo dar certo.

A cara da F-1 em 2014

Confirmadas todas essas contratações, como parece ser provável, a Fórmula 1 em 2014 ficaria assim: Red Bull, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo; Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg; Ferrari, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen; Lotus, Romain Grosjean e Pastor Maldonado; McLaren, Jenson Button e Jan Magnussen; Force India, Nico Hulkenberg e Sergio Perez; Toro Rosso, Jean Eric Vergne e Daniil Kvyat; Williams, Felipe Massa e Valtteri Bottas.

A Sauber, diante do negociado em Interlagos, deve ficar com Adrian Sutil. O outro piloto é desconhecido. Fazem parte da lista, além de Gutierrez, o brasiliense Felipe Nasr, quarto colocado na GP2, pela Carlin, com 154 pontos. O campeão foi o suíço Fabio Leimer, da Racing, com 201. O que é certo na Sauber é que o jovem russo Sergey Siroktin não será titular da equipe, mas piloto de testes.

Na Marussia, o francês Jules Bianchi, apoiado pela Ferrari, que cedeu a unidade motriz ao time britânico, já está certo. O inglês Max Chilton tenta renovar o contrato, mas há outros pilotos com chances, dentre eles Nasr. Na Caterham também o brasiliense está sendo considerado, ao lado de Charles Pic e Giedo van der Garde, titulares este ano. Existem outros pilotos interessados e com patrocinadores, a exemplo do sueco Marcus Ericsson, sexto na GP2, pela equipe DAMS, com 121 pontos.

Publicidade

Anúncios são esperados para os próximos dias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.