Estréia de Hamilton entrou para a história

PUBLICIDADE

Por liviooricchio
Atualização:

Material enviado à redação Reportagem de F-1: Trajetória de Hamilton daria um roteiro de cinema GP da Austrália Livio Oricchio, de Melbourne

PUBLICIDADE

Início Kimi Raikkonen venceu na sua estréia na Ferrari, estabeleceu a melhor volta do GP da Austrália e largou na pole position. Inconstestável seu trabalho. Mas quem roubou a cena, mesmo, ontem, no circuito Albert Park, foi o inglês Lewis Hamilton, jovem e talentosíssimo piloto da McLaren. Ele também fez sua estréia, mas não apenas na equipe, senão na Fórmula 1, com 22 anos, e terminou no pódio, em 3º. O último piloto a conseguir proeza semelhante foi Jacques Villeneuve, da Williams, em 1996, na mesma prova.

Hamilton teve personalidade para ultrapassar seu companheiro de McLaren, ninguém menos de o bicampeão do mundo, Fernando Alonso, na largada, e mantê-lo atrás de si até a 45ª volta de um total de 58, quando uma duvidosa operação de pit stop de seu time acabou por inverter as colocações. Hamilton caiu para 3ª enquanto Alonso assumiu o 2º lugar. Isso tudo sem nunca ter estado na Austrália.

"É fabuloso, dei tanto da minha vida para um dia chegar à Fórmula 1 e agora estou recebendo de volta o alto investimento que fiz em mim mesmo", disse o primeiro piloto negro da história da competição. "Liderar o meu GP de estréia é algo que jamais pensei, tudo era novidade para mim." Com o primeiro pit stop de Raikkonen, na 19ª volta, Hamilton, então 2º, assumiu a liderança da etapa de abertura do campeonato. E permaneceu líder até a 23ª, quando fez sua primeira parada. Raikkonen voltou a ser 1º.

Alonso ultrapassaria Hamilton apenas na 45ª volta, no seu 2º pit stop, por conta de o inglês ter parado duas voltas antes e enfrentar tráfego na volta de entrada no box. Ficou no ar a suspeita de que a McLaren colocou um pouco mais de combustível no carro do espanhol, no primeiro pit stop, visando já permitir que desse uma ou duas voltas a mais de Hamilton, o que favoreceria reassumir, no pit stop seguinte, a 2ª colocação perdida na largada, como ocorreu.

Publicidade

"A equipe decidiu e nós acatamos, não estou pensando em nada disso, mas em tudo que vivi hoje, aqui", falou Hamilton. Com a ambição dos campeões, disse: "O que temos de fazer, agora, é retornar à fábrica e trabalhar dia e noite para melhorarmos nosso carro." Reconheceu que o ritmo de corrida da Ferrari, como falou Alonso também, a esta altura da competição, "é superior ao de todos." Hamilton volta às pista, agora, dia 27, no teste coletivo da Malásia. FIM

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.