PUBLICIDADE

F1.07, o carro da BMW, equipe que deve crescer este ano

Por liviooricchio
Atualização:

Depois da Toyota, Ferrari e McLaren, hoje foi a vez de a BMW Sauber lançar seu novo carro de Fórmula 1. A Renault, oficialmente, apresentará o modelo R27 apenas dia 24, em Amsterdã, mas Nelsinho Piquet já havia feito o shakedown do monoposto em Silverstone, sexta-feira, e hoje Giancarlo Fisichella começou a testá-lo em Jerez de la Frontera, na Espanha. Aos poucos a Fórmula 1 vai expondo sua cara para a temporada que irá iniciar dia 18 de março em Melbourne, na Austrália.

PUBLICIDADE

O F1.07 da BMW é o primeiro carro a ser concebido e construído pela montadora para a competição. O do ano passado ainda teve a responsabilidade do grupo de técnicos da Sauber, organização adquirida pela BMW, apesar de vários dos profissionais terem permanecido no time, como o diretor-técnico Willy Rampf. A diferença é que a BMW contratou mais de 100 novos funcionários, para todas as áreas. A sede ainda é em Hinwil, perto de Zurique, Suíça.

A montadora alemã expôs o F1.07 no circuito Ricardo Tormo, em Valência, de forma discreta, sem o super-show da McLaren, segunda-feira, que teve até a apresentação do Cirque du Soleil. E depois de permitir aos fotógrafos registrar as imagens que desejassem, o que a Ferrari não fez, e os integrantes da equipe atenderem à imprensa, Nick Heidfeld, seu piloto mais experiente, andou com o carro. Na realidade, fez o shakedown para amanhã poder exigir mais do F1.07.

O outro piloto será a nova promessa da Fórmula 1, Robert Kubica, polonês de apenas 22 anos e que, ano passado, na sua terceira corrida no Mundial, em Monza, classificou-se em terceiro. Aposto no futuro de Kubica. Rápido, constante, frio, concentrado, determinado, interessado, enfim, um grande talento.

Fiz uma longa entrevista com Kubica, ano passado, ainda em Bahrein, abertura do campeonato. E ele era apenas o terceiro piloto da BMW. No texto brinquei, chamando-o de Huguinho, referência a um personagem dos desenhos animados. Huguinho era um ganso. Meio desengonçado e não dos mais bonitos da turma, por isso lhe zombavam sempre. Kubica, da mesma forma, não é o protótipo do modelo fotográfico, como desejam alguns patrocinadores da Fórmula 1. Mas a diferença de Huguinho, o polonês é dos pilotos mais capazes.

Publicidade

O fato é que lhe levei, depois, a reportagem publicada até com destaque aqui no Estadão e, para minha surpresa, riu e gostou do que fiz. Desde então converso com regularidade com ele. Na etapa seguinte ao pódio em Monza, por exemplo, em Xangai, permanecemos bons e gostosos minutos, na companhia de seu empresário, Daniele Morelli, a quem conheço desde os tempos em que trabalhava com Pedro Paulo Diniz, conversando sobre a sua proeza. Passagens como o susto que levou ao ver uma cortina de fumaça levantada pela explosão do motor Renault do carro de Alonso, bem à sua frente, a mais de 300 km/h.

O grupo de pilotos da BMW tem outro menino que me parece também bem dotado de velocidade, o alemão Sebastian Vettel, de apenas 18 anos. Sua atuação às sextas-feiras depois de Kubica passar a titular, a partir do GP da Hungria, impressionaram mesmo. Se existe uma equipe do bloco médio com potencialidade para crescer na Fórmula 1 é a BMW. Colocaria minhas fichas que irão conquistar, por méritos próprios, algumas colocações no pódio este ano.

Enquanto isso, na bat caverna, a escuderia bicampeã do mundo, quietinha, já trabalha num ritmo mais acelerado. Amanhã, Fisichella e o finlandês Heikki Kovalainen vão treinar em Jerez já com o R27. O primeiro time a dispor de dois carros novos para seus pilotos. A base técnica do ano passado nos leva a crer que o R27 deve ser tão ou mais eficiente que o monoposto do segundo título da Renault.

A grande dúvida está nos seus pilotos. No que eles serão capazes de fazer. Fisichella no máximo pode coadjuvar as corridas, enquanto kovalainen é um imenso mistério. Uma coisa é ser veloz nos 25 mil quilômetros de testes que realizou, outra é dividir as freadas, administrar as corridas, as tensões do fim de semana, acertar o carro no pouco tempo disponível, pit stops etc. Ao menos no início da temporada, faz sentido imaginarmos algumas dificuldades da escuderia dirigida por Flavio Briatore.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.